Congadas: Levantamento das Bandeiras é neste domingo

30/11/2017

Vai começar a festa mais tradicional de São Sebastião do Paraíso, as Congadas! E, neste domingo, 3 de dezembro, 11 ternos de congo e seis de moçambique saem em procissão para levar até à Praça comendador José Honório (Matriz), as Bandeiras dos santos padroeiros do evento: Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, São Benedito, Santa Catarina, São Domingos e São Jerônimo. A cerimônia oficial marca o início dos festejos e acontece a partir das 16h, seguida de missa solene.

Reis, rainhas, princesas e meirinho do Congo, além dos ternos comandados por seus capitães e a comunidade em geral, estão convidados a comparecer. Já de 26 a 30 de dezembro, a partir das 19h, acontecem os desfiles na Praça da Matriz e devem atrair grande público. Este ano, a festa será organizada pela Associação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso (Afessp), que venceu o processo licitatório na modalidade Chamamento Público.

A Prefeitura vai repassar R$ 200 mil à Associação e este dinheiro será dividido entre os ternos e utilizado, também, na infraestrutura do evento, como arquibancadas, banheiros químicos, som, iluminação, camiseta, entre outros. Uma novidade neste ano é a praça de alimentação que ficará por conta da Associação Feira da Estação, formada por produtores rurais do município. A procissão para levar as imagens dos santos padroeiros da festa acontece no dia 26 de dezembro, a partir das 15h, saindo da capela de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Mariana.

fotos: arquivo Comunicação