Prefeito e secretário participam de Seminário do Sebrae

29/11/2017

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, esteve na segunda-feira, 27, em Belo Horizonte, onde participou do seminário Simplifica Minas, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A reunião teve a participação de aproximadamente 400 pessoas representantes de municípios mineiros entre prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento e das esferas estadual e federal. "Estamos valiando a possibilidade de implantarmos em nossa cidade uma Sala do Empreendedor no próximo ano e fomos buscar mais informações deste projeto", disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo.

O evento teve o objetivo de agilizar os procedimentos de registro de empresas em Minas Gerais. A iniciativa visa favorecer e incrementar o número de Salas Mineiras do Empreendedor, espaços idealizados pela parceria Sebrae-Prefeitura, onde o microempreendedor individual (MEI) obtém todas as informações e canais necessários para abertura e manutenção de seus negócios. Instaladas em espaços cedidos pela prefeitura, as Salas atuam sob metodologia e respaldo fornecido tanto pelo Sebrae, como pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

Segundo o prefeito Walker Américo, a reunião foi produtiva e poderá trazer resultados positivos para os municípios. “Participei deste encontro que tem a finalidade de simplificar a vida dos empreendedores e estamos olhando esta questão com muito carinho por aqueles que atuam nesta área em nossa cidade, a fim de tomar conhecimento e abrirmos a Sala do Empreendedor em Paraíso. Isso irá facilitar a vida dos empresários paraisenses”, observa. Já o secretário Ulisses Araújo destacou que a intenção do município é implantar a Sala do Empreendedor em 2018. "Temos a atuação do Sebrae junto à Associação Comercial e Industrial de Paraíso (Acissp), que é órgão parceiro da administração e pretendemos fomentar as oportunidades de negócios, geração de emprego e renda através deste projeto do Simplifica", anuncia.

A Sala Mineira do Empreendedor é tida como uma importante ferramenta que facilita a vida dos pequenos e médios empresários. O projeto foi lançado em março de 2017. Desde a sua abertura, 23 municípios mineiros já estão com suas unidades em pleno funcionamento, além dos 150 Termos de Adesão que foram firmados no Simplifica Minas, nesta reunião. Com ela, o tempo médio gasto para abertura de uma empresa em Minas é de sete dias. Antes a variação de prazo era de até 60 dias. São vários os serviços disponibilizados como orientações sobre processo de registro empresarial, licenciamento ambiental, cadastro de fornecedor da Prefeitura, mapas de oportunidades. Também constam na relação das oportunidades a serem trabalhadas a distribuição de material informativo, consulta de viabilidade, integração RedeSimples e Minas Fácil, protocolo de licenciamento municipal, emissão de certificado de Microempreendedor Individual, declaração do Simples Nacional e capacitações.

fotos: Denis Menezes