Escolas da rede municipal comemoram o Dia da Música

22/11/2017

O Dia da Música, comemorado neste dia 22, foi celebrado em grande estilo em São Sebastião do Paraíso. Cerca de 450 alunos do ensino fundamental I, participaram do 6º Encontro de Corais. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, e contou com a participação das 12 escolas da rede municipal.

O Encontro de Corais é uma das atrações da 1ª Semana da Educação Musical de São Sebastião do Paraíso, que acontece entre os dias 21 e 24 de novembro. Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, parabenizou os alunos e professores pela iniciativa. “Há muito tempo programávamos este evento. É um sonho realizado. Nós priorizamos a educação musical nas nossas escolas e inserimos a disciplina desde as creches”, enfatiza.

Segundo a coordenadora de educação musical do Município, Vanessa Takahashi, a apresentação é uma resposta positiva dos alunos ao trabalho que é realizado durante todo o ano pelos nove educadores musicais que atuam na rede. “A música tem um papel imprescindível na educação das crianças por conta do que ela representa no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor. É emocionante ver o envolvimento destas crianças com a música”, diz a professora.

A aluna Victória Aparecida Mendonça Duarte, do 3º ano da Escola Municipal Termópolis, conta que descobriu o gosto pela música na escola e, a partir de então, ela buscou aulas particulares. “Atualmente eu estudo piano e canto. A música é minha vida”, comenta.

Aline Brasil, do 4º ano da Escola Municipal Ibrantina Amaral, é integrante do coral e diz que, para ela, a música traz alegria e uma clima muito especial à escola. “Eu me sinto muito feliz quando estou cantando e apresentando com o coral da escola. Música é felicidade e amor”, acrescenta a estudante.

Além do Encontro de Corais, a 1ª Semana da Educação Musical de São Sebastião do Paraíso também traz em sua programação palestra sobre “A importância da música na escola”, mesa de debates e um minicurso para educadores musicais, com a Doutora em Educação, Enny Parejo. Na terça-feira, 21, aconteceu na Praça Comendador José Honório (Fonte) workshops de guitarra e bateria com músicos da cidade e região.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nosso álbum no Facebook.

fotos: Denis Menezes