Escola Campos do Amaral terá Feira do Livro

22/11/2017

A segunda edição da Feira do Livro, promovida pela Escola Municipal Campos do Amaral, acontecerá nesta sexta-feira, 24, a partir das 8h30. O evento é fruto de um trabalho de incentivo à leitura desenvolvido por todos os alunos da escola, tem o envolvimento da comunidade e participação de empresas parceiras. Para aquisição de livros — além de doações, foi criada até mesmo uma moeda própria, o “Amaral” que também é utilizado nas aulas como instrumento das atividades de educação financeira.

O evento é parte integrante do projeto realizado na escola durante as aulas de Literatura. O trabalho teve o envolvimento de  todos desde os estudantes do primeiro ao quinto ano e, ainda, do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foram convidados e tiveram participação especial, estudantes de outras escolas municipais, estaduais e particulares. Conforme a professora Lúcia Helena Guimarães Pereira — idealizadora do projeto, as ações começaram a serem desenvolvidas nas aulas de Literatura e de Biblioteca.

Um dos pontos altos do projeto é a criação da moeda “Amaral”. Os alunos recebem o dinheiro a partir do comportamento e de outras ações junto a comunidade. “O trabalho é feito utilizando as cores do semáforo e uma estrelinha. A cor verde marca  as boas atitudes, o amarelo é para o aluno que esquece dos deveres e o aluno que, por ventura, tiver um comportamento ruim receberá a cor vermelha. È uma maneira de trabalharmos a disciplina na sala de aula e dentro da escola”, completa a professora.

Outra maneira de aquisição de livros é através das doações e, neste caso, usa-se o sistema de troca. Durante a feira todo o dinheiro arrecadado será utilizado para a compra de livros. “Os alunos fizeram algumas ações junto ao comércio da região com algumas empresas como o Sicoob, a Secretaria de Educação, a Câmara dos Vereadores onde foram solicitadas doações de livros. Todo o material recebido agora será exposto e disponibilizado para aquisição na feira”, diz Lúcia Helena.

A professora explica que existe todo um processo de educação financeira sendo praticada com os alunos. “Trabalhamos também a cidadania, as causas sociais, o empreendedorismo, com propósito de que eles cresçam já tendo este conceito de valorização. “Todas as crianças tem demonstrado muito interesse a participação é intensa. Notamos  que há o interesse em conhecer os estilos literários, os contos, a poesia”, relata. Uma das propostas que é fruto da parceria com o Sicoob fez com que os alunos escrevessem uma estrofe com cinco versos focados nos valores do cooperativismo. “Os resultados são altamente positivos e surpreendentes com melhor desenvoltura na leitura, na produção de texto  até mesmo no falar, percebe-se que são desinibidos”, completa.

A diretora  Elainy Cristina dos Santos Lisboa confirma que o trabalho apresenta alguns fatores diferenciados. “As crianças aprendem e nós também junto com elas. Existe a parceria com o comércio, e no empreendedorismo há um ganho muito grande para a comunidade”, aponta. Ela reforçou o convite à população para prestigiar a Feirado Livro. “Com certeza vão sair de lá pessoas mais cooperativas, participativas e com outra visão de mundo, com olhar mais amplo, todos vão ganhar e toda a comunidade está convidada a participar”, finaliza.

fotos: Denis Menezes