Paraíso faz Conferência Municipal de Educação

13/11/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação promoveu na segunda-feira, 13, a 3ª Conferência Municipal de Educação. O evento foi no anfiteatro do Ceduc com atividades desenvolvidas ao longo do dia no período entre 8h e 17h. A conferência integra o Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais, que também debate propostas para o ensino a partir de 2018.

A abertura foi realizada com apresentação do Coral da E. M. Ibrantina Amaral. O prefeito Walker Américo Oliveira, a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia de Oliveira Campos e a vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos (representando a Câmara), participaram do evento, juntamente com o o diretor da 35ª Superintendência Regional de Ensino, Alípio Mumic Filho. Também participaram a presidente do Conselho Municipal de Educação, Marinilza Aparecida da Silva, o presidente do SindUte, Reinaldo Cezário, o presidente do SindEduca, Cícero Barbosa e Rosilda Aguiar Félix, representando pais de alunos do município.

No início das atividades foi realizada palestra, com a participação especial da educadora Maria Flávia Rodrigues Garcia de Oliveira. Em seguida houve a explanação do Regimento Interno da Conferência e, na sequencia, teve início a formaão de grupos de trabalho para a realização da plenária. Foram estipulados nove temas que compõe os eixos temáticos para debate.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia, a realização do evento em Paraíso é uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional Popular de Educação que acontecerá em 2018. "É uma iniciativa de caráter mobilizador, deliberativo e com propostas relativas ao Sistema Estadual de Educação, efetiva implementação do Sistema Nacional de Educação e ao monitoramento da avaliação e implementação do Plano Nacional de Educação nas três esferas. Faremos a avaliação e proposição de políticas para garantir os direitos de Educação de qualidade social pública, gratuita, democrática, inclusiva e  laica no  município e em Minas Gerais", comenta.

O tema da conferência foi “A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais e a implementação do plano de Educação”. O objetivo é mobilizar a sociedade mineira para intensificar o monitoramento e a avaliação do cumprimento da  do Plano Nacional de Educação, o corpo da lei, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política local, estadual e nacional, bem como responsabilidades com atribuições concorrentes, complementares e colaborativas  entre os entes federativos de forma a fortalecer a construção do sistema estadual e nacional de educação", define.

O prefeito Walker Américo destacou a importância do trabalho que é feito pela Secretaria de Educação do Município e do Estado. “Temos tido resultados importantes, como ocorreu semana passada e temos de reconhecer o valor de cada um. Importante é buscarmos o conhecimento porque o aprendizado acontece no dia a dia. As o momento aqui é de apresentarmos as propostas e construirmos o futuro da educação”, relata. No final da Conferência, foram eleitos os delegados para representar o município na etapa estadual que acontece dia 25, em Varginha.

fotos: Denis Menezes