Paraíso realiza Campeonato Escolar de Xadrez

10/11/2017

Para marcar o encerramento das atividades do Projeto Xadrez nas Escolas, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio das secretarias municipais de Educação e Esporte e Cultura, também em parceria com o Clube de Xadrez, a empresa Laticínios Aviação e a Secretaria Estadual de Educação, promoveram na sexta-feira, 10, o  Campeonato Escolar de Xadrez. A competição reuniu na Arena Olímpica cerca de 500 estudantes que participaram de um torneio da modalidade. “Ficamos felizes por esta participação tão intensa dos nossos alunos, é um projeto que abrange cerca de sete mil alunos no município e que traz uma série de benefícios para estas crianças, adolescentes e jovens”, disse a vice-prefeita Dilma Aparecida de Oliveira.

Durante todo o dia foi realizado o campeonato na Arena Olímpica.  A disputa teve ritmo de jogo de 15 minutos, disputado no sistema suiço em cinco rodadas e emparceiramento pelo Swiss Manager. O objetivo é o de apontar o campeão paraisense escolar de cada categoria e escola campeã. Os participantes foram selecionados a partir de disputas internas nas escolas da rede municipal e estadual, realizado através do Projeto Xadrez nas Escolas.

Para o secretário de Esportes, Tomás Salviano Martins, a realização é uma marca importante. “Fecha as atividades de um ano todo em que o projeto foi retomado nas escolas e está sendo desenvolvido com grande sucesso”, avalia. Ele destaca que desde as suas primeiras edições, hoje o xadrez de Paraíso possui Mestre Internacional, juiz. “Temos pessoas em várias profissões como advogados, dentistas, contadres, gerente de banco e tantas outras profissões em que os ocupantes destes cargos passaram pelo projeto Xadrez nas Escolas, envolvendo gerações de paraisenses que é para nós motivo de grande orgulho”, comenta Tomás. Os monitores de agora foram alunos do projeto no passado.

Conforme a vice-prefeita Dilma Oliveira, a realização do projeto neste ano teve a parceria da empresa Gonçalves & Salles (Laticínios Aviação) que patrocinou o programa através do ICMS Esportivo. “É uma proposta que deixa um grande legado, um aprendizado para todos os participantes, além dos materiais que foram adquiridos e que vão servir para outras turmas”, observa. Ela agradeceu ao empresário Geraldo Alvarenga e família pelo apoio, bem como enalteceu a participação do Clube de Xadrez de Paraíso. “Estamos em busca de novos apoiadores para que no próximo ano tenhamos continuidade neste projeto e quem sabe possamos ampliá-lo para que mais crianças, adolescentes e jovens possam participar”, anuncia.

Entre os alunos que participaram do campeonato, o pequeno Andrew Santos Duarte, 10, aluno na E. E. São José é um exemplo de quem abraçou o xadrez e é promessa de mais um talento paraisense. “Aprendi a jogar no começo do ano, no clube. Passei a gostar de jogar com as aulas e foi onde fiz vários amigos que não tinha”, narra. Ele conta que o jogo ajuda bastante nas outras matérias por facilitar a concentração. “Já estamos na terceira rodada e espero chegar ao final e quem sabe ganhar mais um troféu”, acrescenta. Na sua coleção Andrew possui cinco troféus e 20 medalhas.

Já as amigas Ana Bárbara dos Santos Maia e Beatriz Morais Sales, ambas de 14 anos, e alunas no 9º ano da E. E. Ana Cândida de Figueiredo, também conheceram o xadrez neste ano com a volta do projeto nas escolas. “Eu não sabia, mas aprendi a jogar e este é o meu segundo campeonato, quero continuar jogando”, afirma Ana Bárbara. Bia diz que o xadrez é um dos seus esportes preferidos pelo desafio. “Me ajuda na concentração a manter o foco, melhorei a memorização e a adrenalina é intensa”, relata. Na disputa da quarta rodada, ela mantinha a expectativa de bons resultados. “Espero chegar a final e ganhar o troféu, vai ser mais uma conquista”, analisava antes de partir para a última rodada.