Outubro Rosa faz balanço e premia concurso cultural

09/11/2017

A campanha de prevenção contra o câncer de mama desenvolvida pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com ações que vão além do Outubro Rosa. Os trabalhos iniciados em agosto, com atividades voltadas para a preparação da grande campanha, prosseguiram nos meses seguintes. Além do mutirão de exames de mamografia, a programação contou com a realização de palestras, caminhada , pit stop e outras medidas de conscientização da população de modo geral, mas com destaque especial voltado às mulheres.

Uma das medidas foi a parceria com a Secretaria Municipal de Educação que lançou o um concurso de cartazes destinado às crianças do 6º ao 9º ano das escolas do município. O tema “Vida: lace este presente”, premiou alunos e professores classificados em 1º, 2º e 3º lugares.

Outubro foi marcado por um calendário cheio de eventos relacionados ao tema que trata do câncer de mama. Em virtude da ação interposta pelo Conselho Federal de Medicina, os profissionais de enfermagem foram proibidos de realizar alguns procedimentos, dentre eles a coleta de material para o exame de papanicolau e solicitação de mamografia. Por este motivo, foi necessário cancelar alguns mutirões. Posteriormente, o veto do CFM foi derrubado, possibilitando que as ações voltassem a serem desenvolvidas.

No período de 23 a 27 de outubro o município recebeu o caminhão Expresso da Vida, em parceria com o Hospital Regional do Câncer de Passos. A partir desta iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 144 mamografias, sendo 99 de mulheres da zona rural e 45 do perímetro urbano. Oito delas nunca tinham feito o exame, 12 apresentaram alto risco — ou seja: tem causos na família. O encerramento da campanha ocorreu dia 31 de outubro com uma caminhada que saiu da Arena Olímpica até a Praça comendador José Honório (matriz).

Concurso de Cartazes — A premiação também aconteceu na Praça da Matriz, sendo os ganhadores os alunos: Rivaldo Lima Xavier e a professora orientadora Paula Nélia Colombaroli da Escola Municipal de Termópolis (1º lugar), Raissa Mariana Souza Ferreira (2º lugar) e Ana Beatriz Malaquias Silva (3º), ambos da Escola Municipal Napoleão Volpe e tendo como orientador o professor Eder José de Oliveira Machado.

A premiação foi uma bicicleta (1º lugar) e para o professor um relógio. No 2º lugar, o prêmio para ambos foi passar um dia na estância balneária Termópolis, com direito a acompanhante. Já a 3ª colocação premiou a estudante com uma caixinha de som MP3 com entrada USB e o professor, um kit da marca “O Boticário” mais um par de pantufas ofertado pela loja Zippy Calçados.

Cabe ainda ressaltar a importância dos parceiros que tornou realidade a campanha Outubro Rosa 2017, sendo eles: Associação de Combate ao Câncer (ACCa), Libertas Faculdades Integradas, Auto Escola Mundial, Hotel Termópolis, Presidente Jóias, A2 Shoping, O Boticário, Intelli Paraíso Futsal, Supermercado Zico, Padaria Nosso Pão, Panificadora São Sebastião, Zippy Calçados, Império Seguros, Posto Samambaia, Madeireira Paraisense e Transportadora Rodo Nasa.

fotos: Denis Menezes