Merendeira ganha concurso nacional de receita

07/11/2017

ARROZ MINEIRIM
Merendeira ganha concurso nacional de receita

É de São Sebastião do Paraíso a ganhadora do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE). Luciana Aparecida Pinheiro, 42, é merendeira na Escola Municipal Noraldino Lima (centro) e autora da receita Arroz Mineirim que ficou em primeiro lugar na competição entre os quatro estados do Sudeste. A receita de Luciana concorreu com outras duas mil de várias escolas do país.

O objetivo do concurso, segundo informações do FNDE, é valorizar o papel de merendeiros na promoção de uma alimentação saudável e adequada no ambiente escolar. A prova que elegeu as melhores receitas foi considerada um show de criatividade e habilidade. Foram apresentados aos jurados 15 pratos que remetem às tradições alimentares de todos os cantos do Brasil. Desses 15, foram escolhidos os cinco vencedores. Luciana precisou ir a Brasília na etapa final para fazer e apresentar a receita Arroz Mineirim. Com a conquista do primeiro lugar, ela ganhou o prêmio de R$ 6 mil e mais uma viagem internacional para o Caribe, a ser realizada em 2018.

Após o anúncio, Luciana era só felicidade e contentamento pela grande conquista obtida. Há cerca de um ano ela mudou de ramo de trabalho e deixou a vassoura de faxineira e passou a dedicar-se às panelas, como merendeira. Mesmo quase não acreditando na premiação, ela contou de sua satisfação: “É uma emoção muito grande, algo que não consigo explicar. Esse concurso valoriza a nossa profissão de merendeiro, que é tão importante para as escolas, mas que muita gente ainda não consegue reconhecer. Me senti uma master chef”, comenta.

Em relação à receita campeã, Luciana disse que foi a partir de uma experiência para deixar o arroz servido para as crianças da escola municipal mais atrativo. “Todo arroz temperado fica com o aspecto amarelado, e eu não queria isso. Então, com a aprovação da nossa nutricionista, usei talos de legumes e verduras para torná-lo mais interessante”, descreveu a merendeira. A seleção das receitas ficou a cargo de nutricionistas e presidentes de conselhos de alimentação escolar. Eles avaliaram o sabor, apresentação e valor nutricional dos pratos.

Confira a receita do Arroz Mineirim

300 g de arroz branco
100 g de talo de beterraba
60 g de talo de couve
60 g de talo de brócolis
60 g casca de abóbora-cabotiá
60 g cenoura ralada
200 g de peito de frango desfiado

Cozinhe o peito de frango com tomate, cebola e alho e o desfie. Refogue com óleo, cebola, alho e sal os talos de brócolis, a casca de abóbora-cabotiá e os talos da couve. Em outra panela refogue os talos de beterraba com óleo, o alho, a cebola e o sal. Em uma panela maior refogue o arroz com óleo, cebola, alho e sal e quando a água estiver quase secando misturar a cenoura. Depois de tudo cozido, misture em uma vasilha, e salpique a cebolinha e a salsinha.

fotos: Denis Menezes