Alunos do EJA lançam livro de poesias

31/10/2017

Os alunos do projeto de Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Campos Amaral realizaram na sexta-feira, 27, o lançamento do livro "O Espetáculo da Vida na EJA" escrito por eles. O trabalho desenvolvido pelo professor Artur dos Santos Gomes, realizado ao longo do ano, reuniu uma coletânea de 55 poemas escritos pelos estudantes que contaram fragmentos de suas histórias de vida. "Foi um desafio proposto aos alunos em que eles aceitaram e que após um intenso trabalho com ajuda de vários outros colegas professores, apoio da direção da escola, parceria com amigos e muita dedicação resultou nesta obra",  comentou o idealizador do projeto.

A ideia surgiu no início do ano e foi apresentada em sala de aula como um desafio aos alunos. O projeto foi desenvolvido com a participação dos professores de diversas disciplinas. No começo houve uma certa desconfiança ante a proposta que mexeu com a vida de todos. "Os alunos do EJA têm uma vida difícil, estão vivendo agora uma oportunidade que não tiveram antes de se alfabetizarem e avançarem nos estudos, muitos trabalham, são responsáveis por suas famílias e há uma série de situações que trabalhamos com eles neste momento", descreve Artur.

Depois de produzidos os textos, foram realizadas as etapas de correção e revisão dos poemas. "Tivemos também que colocar a mão na massa para a fase de edição, produção de capa e todo o processo de diagramação até que tudo ficasse pronto para ser levado a gráfica e ser impresso", relata o professor. Paralelo a isso, com apoio dos membros da APC (Academia Paraisense de Cultura) foi feita a parte  burocrática para que o livro tivesse o registro oficial junto a Biblioteca Nacional do Livro.

Para a diretora da E.M. Campos do Amaral, Elainy Cristina dos Santos Lisboa, é um motivo de muito orgulho, participar de um projeto em que todos são autores. "A EJA é um trabalho diferenciado em que temos de aliar os conteúdos com a vida prática dos alunos. Todos são autores, ativos e participaram dando as suas ideias", comenta. Ela ressalta que o trabalho gerou um filho. "O lançamento do livro é a culminância deste projeto".

Luzia de Oliveira é aluna do 7º ano da EJA e autora de um dos poemas do livro. Ela disse que está foi uma experiência inédita que jamais esperava realizar."Nunca tinha escrito nada. O professor propôs, a gente fez e eu gostei muito do resultado que ficou muito bom. Da turma do 9º ano, Joel Antônio Cardoso cita que foi prazeroso ter participado. Mesmo tendo um pouco de dificuldade para escrever ele fala com orgulho da conquista. "Fui alfabetizado já adulto e agora que estou aprendendo a acabar de escrever direito está sendo uma vitória. O mesmo sentimento de emoção foi descrito pela aluna Aparecida Ribeiro da Silva, do 9º ano."Corram atrás dos seus sonhos, completem os estudos. As pessoas só tem a ganhar é uma realização muito grande, fico até emocionada, sem palavras", descreve.

A noite de autógrafos aconteceu nas dependências do Teatro Municipal Sebastião Furlan e contou com a presença dos professores, da diretoria, dos alunos, familiares e amigos da comunidade escolar, além da secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Campos e o prefeito Walker Américo Oliveira. Apresentações artísticas abrilhantaram o momento, tornando o evento inesquecível a todos que participaram.

“É muito importante valorizarmos este trabalho feito com muito carinho pelos alunos. Vale destacar o empenho dos professores envolvidos, da direção, enfim é toda a comunidade quem ganha. Estamos muito felizes com esta realização, estão todos de parabéns”, anunciou o prefeito Walker, após receber um exemplar da obra.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nosso álbum no Facebook.

fotos: Denis Menezes