Paraíso comemora 196 anos com desfile

26/10/2017

O município de São Sebastião do Paraíso comemorou na quarta-feira, 196 anos de fundação e emancipação política e administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura promoveu um desfile cívico e militar na Praça comendador João Alves (Fonte), prestigiado por um bom público e autoridades. A organização ficou por conta do Departamento Municipal de Cultura.

Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, integrantes do programa Vida Ativa, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), grupo Escoteiros, escolas, centros de educação infantil, projetos desenvolvidos na cidade e Equoterapia foram alguns dos destaques do desfile — inserido na programação oficial das comemorações dos 196 anos a pedido do prefeito Walker Américo Oliveira com o intenção de celebrar a data.

O prefeito ressaltou o resgate da Banda Municipal de Música, que tocou o Hino a Paraíso no início do desfile, além de outros eventos que foram realizados durante o mês para comemorar o aniversário da cidade. O ponto alto da festa será no  sábado, dia 28, às 20h, com a apresentação gratuita do grupo 14 Bis dentro do projeto Minas ao Luar do Serviço Social do Comércio (Sesc-MG). O evento será no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho e terá a abertura do grupo Paraíso em Seresta.

O município, situado na região sudoeste de Minas Gerais, foi fundado no dia 25 de outubro de 1821 pela família Antunes Maciel e hoje conta com uma população de 70 mil pessoas. Sua economia gira em torno do café, leite, frutas, calçados, entre outros. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH) está em 0,722 — considerado alto dentro da classificação que vai de 0 a 1 e a cidade ocupa o 123° lugar no ranking estadual. Na lista de atrações turísticas e culturais destacam-se cachoeiras, estâncias hidrominerais e a tradicional festa da Congada e Moçambique — realizada de 26 a 30 de dezembro. "Apesar das dificuldades financeiras que enfrentamos à frente da gestão, temos realizado um trabalho sério com a parceria de todos os servidores para otimizar os recursos, colocar a casa em ordem e desenvolver os programas, projetos, ações e obras para o progresso da cidade, melhorando a vida de cada paraisense que aqui vive", afirma o prefeito.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social,  Dilma Aparecida de Oliveira, desfilou juntamente com integrantes de conselhos municipais que foram mantidos, alguns criados e outros reativados nesta gestão. "É um trabalho em parceria, feito com seriedade e o apoio de muitas mãos, tudo focado para o bem comum; agradecemos a todos e parabenizamos São Sebastião do Paraíso por mais um aniversário", finalizou.

VEJA FOTOS do DESFILE em nosso álbum no Facebook.