Professoras visitam escola inovadora em São Paulo

24/10/2017

No dia 18 de outubro, um grupo de 25 educadores da rede municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso, visitou em São Paulo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental presidente Campos Salles,  situada na Estrada das Lágrimas, no bairro de Heliópolis, zona sul da capital paulista. Essa escola é uma referência em inovação na educação e tem como princípios norteadores em seu projeto político e pedagógico que tudo passa pela educação, sendo a escola centro de liderança na comunidade onde atua com autonomia; responsabilidade e solidariedade.

Inspirada na experiência portuguesa da Escola da Ponte e norteada pelos princípios da educação integral, a Campos Salles decidiu distanciar-se do tradicional padrão de aulas de 45 minutos, ministradas por um único professor, criando, junto à comunidade e à família, um projeto inovador.

“Percebemos que a mudança mais radical e simbólica neste processo pelo qual a escola é até hoje lembrada, foi a derrubada das paredes das salas de aula, formando salões de estudo”, afirma Amélia Arrabal Fernandez, coordenadora pedagógica da escola. As mesas deixaram de ser individuais e os estudantes se organizam em pequenos grupos, realizando atividades distintas. Como forma de exercitar sua autonomia, os alunos procuram resolver as questões entre si, recorrendo a um dos educadores de prontidão à medida que encontram dificuldade. “O intuito é permitir o trabalho colaborativo entre os alunos e uma gestão compartilhada entre professores”, completa a coordenadora.

Além disso, no lugar da aula expositiva, os estudantes recebem roteiros de estudo, por meio dos quais desenvolvem percursos de aprendizagem individuais e em grupo sobre as diversas áreas do conhecimento (português, matemática, ciências, história, entre outras). Há, também, a preocupação de que esses roteiros estimulem a interdisciplinaridade e, por consequência, o pensamento e a investigação contextualizada.

De acordo com os participantes, foi uma manhã de reflexão e troca de experiência. A equipe conheceu o espaço físico da escola, alunos, funcionários e pôde refletir acerca das funções reais de um educador. Para a assessora pedagógica de inclusão, Jeane Tenorio, a visita possibilitou uma  observação de prática educativa pautada na gestão democrática: “Voltamos com o sentimento de que é possível melhorar ainda mais as nossas escolas municipais e, como diz o poeta, então vamos sonhar, companheiros, sonhar ligeiro, sonhar em mutirão;  partimos de um sonho para a construção da escola que queremos, finaliza”.

No período da tarde, os educadores visitaram a Pinacoteca do Estado, tendo a oportunidade de apreciar obras de diversos artistas, os quais retratam nossa gente, nossa história, lutas e conquistas, assim como a diversidade de nosso povo.