Paraíso aplica

23/10/2017

Importante ferramenta para a educação brasileira, a Prova Brasil será aplicada em 11 escolas municipais de São Sebastião do Paraíso na próxima terça-feira, 24 de outubro. Com a avaliação, é possível obter informações que permitem a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas, a fim de melhorar a qualidade, equidade e eficiência do ensino no País.

A Prova Brasil será aplicada em estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental e nos de 3º ano do ensino médio, em salas que possuem pelo menos dez alunos matriculados de acordo com o Censo Escolar. Neste dia a escola receberá uma equipe de aplicadores, que estarão orientados a dar início à aplicação da avaliação 30 minutos após o início das aulas.

Em Paraíso a Prova Brasil será aplicada de acordo com o horário de aulas em todas as escolas municipais: Campos do Amaral e Noraldino Lima (centro), Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto), Francisco Daniel (Guardinha), Hilda Borges Pedrosa (Veneza), Ibrantina Amaral (Verona), Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza), Wulfida Marcolini (Maria Italiana), Napoleão Volpe, Roque Scarano e Termópolis (todas na zona rural).

A Prova Brasil avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola. Em São Sebastião do Paraíso, o Ideb 2015 nos anos iniciais da rede pública atingiu a meta, cresceu e alcançou 6,0 com o foco de manter a situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.

O Governo Federal aumentou as exigências para a divulgação dos resultados da Prova Brasil das escolas. As notas dos estudantes que participarem só serão divulgadas caso pelo menos 80% dos alunos matriculados façam o teste. Na última edição da prova, realizada em 2015, a taxa mínima de participação era de 50%. A previsão da divulgação dos resultados deste ano está marcada para 8 de agosto de 2018.