João Bolinha, “uma vida a serviço da arte”

09/10/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, homenageia neste mês o servidor municipal e artista João Batista Rodrigues — popularmente conhecido como “João Bolinha”, em uma exposição na Casa da Cultura até o dia 10 de novembro e que retrata parte de suas pinturas, integrando a programação que comemora o aniversário da cidade.

O artista é filho de Margarida Canoas Campos e Benedito Rodrigues Campos, nasceu no dia 21 de setembro de 1952, em São Sebastião do Paraíso. Desde criança já possuía inclinação para o desenho. Na infância rabiscava as paredes, mas somente aos 10 anos conheceu Hércules Cenzoni que foi seu grande mestre e orientador sobre várias técnicas de pintura, incluindo aquarela e, até mesmo, na confecção da estrutura da tela.

Seguindo sua trajetória na arte, João Bolinha, fez diversos trabalhos como cartazes, quadros e pinturas de muros, com os quais estampou a cidade tanto para a iniciativa pública quanto a privada. Em novembro de 1980, ele se tornou funcionário da Prefeitura de Paraíso e, devido ao seu talento, continuou desenhando e pintando para a administração municipal. Seus trabalhos estão espalhados pelas ruas, parques, creches, fachadas de departamentos e secretarias, faixas de publicidade, entre outros. No final de outubro, o artista irá se aposentar dos serviços públicos, mas já adianta que continuará prestando serviços à comunidade.

O artista utiliza uma técnica inusitada de latéx sobre painel, transferindo este dom das paredes para as telas, contribuindo para a divulgação da cultura paraisense. A exposição é aberta ao público de terça à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Aos sábados, das 8h às 13h, com entrada franca.