Escolas participam de concurso cultural de cartazes

05/10/2017

A prevenção ao câncer de mama é tema de um trabalho desenvolvido em forma de concurso por estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais de São Sebastião do Paraíso. Com o título “Vida: lace esse presente”, os alunos farão cartazes em cartolina que serão avaliados por uma comissão e os três melhores receberão prêmios, juntamente com o professor, no dia 31 de outubro após a caminhada de mobilização da campanha “Outubro Rosa”.

O concurso tem a finalidade de incentivar, divulgar e premiar a produção de cartazes feito pelos estudantes, propagando ações que estimulem a adoção de comportamentos e hábitos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Também vão participar do concurso alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA/anos finais).

Os cartazes deverão ser originais, inéditos, apresentados em cartolina branca de forma a expressar o tema proposto, utilizando frases curtas, impactantes e apenas técnicas como pintura com lápis comum, lápis de cor, guache, aquarela ou giz de cera. Não serão aceitos cópias, colagens com recortes, citações, modelos prontos ou digitalizados. Serão automaticamente eliminados os trabalhos plagiados ou de outra autoria, que não a dos alunos.

Entre os quesitos avaliados estão coerência com o tema (2 pontos), adequação ao gênero textual (3 pontos), preocupação estética (2 pontos), originalidade – criatividade, impacto social causado pela mensagem (1,5 ponto cada item). A premiação para o aluno será uma bicicleta (1º lugar). Para o professor será dado um relógio. No 2º lugar, o prêmio para ambos será passar um dia na estância balneária Termópolis, com direito a acompanhante. Já a 3ª colocação dará ao estudante uma caixinha de som MP3 com entrada USB. Para o professor, um kit da marca “O Boticário” e um par de pantufas ofertado pela loja Zippy Calçados.

As escolas terão até o dia 18 de outubro para protocolarem os trabalhos. O concurso é uma promoção em parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, e integra a programação oficial que comemora este mês os 196 anos de Paraíso. Também apoiam a iniciativa as lojas Presidente Jóias (que doou o relógio), A2 Shopping, a Autoescola Mundial (que doou a bicicleta) e o Intelli/Paraíso Futsal.

foto: arquivo Comunicação