Paraíso inicia programação para comemorar aniversário

29/09/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inicia neste domingo, 1 de outubro, a programação oficial para comemorar os 196 anos de emancipação político-administrativa da cidade, fundada no dia 21 de outubro de 1821 pela família Antunes Maciel. Uma série de eventos culturais, esportivos, artísticos e de conscientização vão ocorrer ao longo do mês e todos estão convidados a participar.

Abrindo a programação, de 1 a 6 de outubro acontece na Arena Olímpica João Mambrini o Campeonato Brasileiro de Seleções, com equipes de vôlei feminino na categoria sub-19. No primeiro dia será o congresso técnico e as partidas começam na segunda-feira, com a participação das seleções do Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A entrada é gratuita e os jogos acontecem das 14h às 20h.

Na segunda, dia 2, às 8h, haverá o hasteamento da Bandeira do município na Praça dos Imigrantes  (ao lado da Prefeitura). Durante todo o mês, das 8h às 17h, tem a exposição "Uma Vida Dedicada ao Trabalho e às Artes", em homenagem ao servidor João Batista Rodrigues (João Bolinha), na Casa da Cultura.

Os eventos esportivos prosseguem na programação e de 6 a 8, tem o Campeonato Mineiro de Vôlei feminino, módulo regional categoria sub-14, na Arena Olímpica. Já nos dias 7 e 8, Paraíso recebe o 1º Encontro de Motociclistas no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho. No dia 8, uma exposição de carros antigos na Casa da Cultura e, ainda, das 7h às 13h, o 9º Campeonato Sul Mineiro de Pássaros no Ginásio Poliesportivo Saturnino Rocha (Jardim Alvorada).

Em homenagem aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo, no dia 12, às 9h, tem uma Missa Campal no Parque de Exposições. No mesmo local, às 10h, acontece Rua de Lazer em comemoração ao Dia das Crianças com a participação dos alunos de Educação Física da Faculdade Calafiori. No dia 14, às 18h, tem Copa Paulista de Futsal com o jogo Paraíso Futsal x Hortolândia Futsal, na Arena Olímpica.

No dia 15 de outubro, dois eventos: às 9h, tem Maratona dos Cafezais e Final da Copa Pedal Mineiro de Mountain Bike na Estância Araras (Rodovia MG 050 – km 399 (bairro rural Itaguaba). No mesmo horário, acontece a 1ª Copa Mogiana de Futebol Americano, com o jogo Paraíso Minners x Araxá Red Wolves, na Praça de Esportes Municipal Irmãos Capatti (Campão). Já nos dias 19 e 20, às 7h, no mesmo local tem Campeonato Inter Escolar de Atletismo.

De 20 a 24, o Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho recebe mais uma edição da Exposição Agropecuária de São Sebastião do Paraíso (Expar), com diversos shows e rodeio. Também no local, acontece a tradicional Feira do Balaio Mineiro e a Feira de Artesanato Paraíso. Para comemorar seus 16 anos de existência, o programa Vida Ativa na Melhor Idade realiza um baile no dia 21, às 21h, no Ouro Verde Tênis Clube.

No dia 25 — aniversário da cidade e feriado municipal, às 8h tem desfile cívico em comemoração ao aniversário de São Sebastião do Paraíso, na Praça comendador João Alves (Fonte). Já nos dias 26 e 27, das 8h às 16h30, na Praça comendador José Honório (matriz), tem mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A programação prossegue no dia 27, às 20h15, na Arena Olímpica, com a Copa Paulista de Futsal, com o jogo Paraíso Futsal x Fib/Bauru Futsal. Já de 27 a 29, das 9h às 21h, acontece a 19ª Exposição Nacional de Orquídeas, desta vez no Parque de Exposições, onde, também será realizada das 9h às 21h, a Feira de Artesanato Paraíso e o evento ponto alto da programação. Marcado para o dia 28, às 21h: apresentação do projeto "Minas ao Luar", com participação especial do grupo 14 Bis, tendo a abertura com o grupo Paraíso em Seresta. Local: Parque de Exposições.

Outubro Rosa — Junto com as comemorações do aniversário da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde programou diversos eventos alusivos à campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. O primeiro acontece no dia 3, às 13h, com um mutirão no presídio local para as detentas e agentes penitenciárias. Já na quinta-feira, dia 5, tem palestra com o tema com a enfermeira do setor de Saúde da Mulher, Ana Carolina Leite Coelho Ferreira, na Escola Estadual Clóvis Salgado.

Pensando na saúde da servidora municipal, nos dias 9 e 10, às 17h, tem mutirão do câncer de mama para as funcionárias da Prefeitura no Ambulatório na Vila Santa Maria. Já no dia 16, às 19h, tem palestra sobre câncer de mama com o médico ginecologista Flávio Dutra, do Hospital Regional do Câncer (HRC) de Passos/MG, no Anfiteatro da Libertas Faculdades Integradas. No dia 20, às 7h, tem mais um mutirão, desta vez para as funcionárias da empresa Cremer.

O caminhão "Expresso da Vida" retorna a Paraíso para atendimentos às mulheres da zona rural e ficará no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Encerrando a campanha, no dia 31, às 9h, tem a "Caminhada Rosa", saindo da Arena Olímpica em direção à Praça comendador José Honório (matriz) e o concurso de frases das escolas municipais, com alunos do 6º ao 9º ano, com o tema "Vida: lace esse presente".