Escola Morro Vermelho se destaca em concurso

29/09/2017

A Escola Municipal Morro Vermelho, de São Sebastião do Paraíso, teve um projeto desenvolvido por seus alunos como um dos mais votados na edição 2017 do Concurso Nacional do Campo Limpo. Os estudantes participaram de atividades de educação e conscientização sobre redução de desperdício alimentar. A votação dos trabalhos inscritos foi aberta ao público e realizada, exclusivamente, pelo site entre os dias 5 e 24 de setembro, quando foram totalizados mais de 23 mil votos.

O projeto desenvolvido ao longo do ano foi aplicado pela professora Maria Emília Onuzik. A atividade promoveu educação e conscientização sobre redução de desperdício alimentar com o objetivo de discutir o que a comunidade pode fazer para reduzir os seus impactos negativos. “Criamos e desenvolvemos um minhocário com a utilização de garrafas PET e restos de frutas, que após dois meses resultaram em uma pequena produção de humos”, conta.

Ainda de acordo com a professora, o material recolhido semanalmente foi reaproveitado na horta como alternativa de adubo. “A produção obtida foi vendida, trabalhando questões ambientais e, também, sistema monetário, problemas e operações, trocas e trocos. Isso contribuiu para a reflexão sobre a necessidade de redução de desperdícios e também do melhor aproveitamento de recursos que antes iriam para o lixo”, destaca Maria Emília.

Conforme a diretora da escola, Marise Pádua Arantes, o resultado alcançado pelos alunos foi uma grata surpresa. “Nos surpreendeu a votação que obtivemos, inclusive com votos de pessoas da Alemanha, Estados Unidos e de tantos outros lugares que nos possibilitou atingirmos o segundo lugar com mais de 2.220 votos. Considerando que a nossa escola é a menor de Paraíso com apenas 54 alunos, estamos mais que satisfeitos”, avalia.

Como prêmio, a professora receberá um notebook e a escola será contemplada com um aparelho data show. “Eles plantaram, cultivaram, colheram e comercializaram. Nossos alunos são crianças da zona rural, muitos não tem acesso a dinheiro, não vão a supermercado, mas aqui eles tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar tudo isso”, explica Marise. O recurso arrecadado possibilitará que, ao final do ano, eles participem de uma confraternização. O Dia Nacional do Campo Limpo na Escola é uma das iniciativas promovidas para comemorar a data e leva às crianças do ensino fundamental uma programação especial, que inclui apresentação teatral, exposição de desenhos, gincanas, passeios ecológicos e produção de materiais com temas ambientais.