Prefeito faz resumo dos 365 dias de administração

26/09/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira reuniu-se com funcionários municipais na manhã de segunda-feira, 25, no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Na oportunidade ele fez um balanço de quando assumiu — mesmo que de forma interina o comando da administração da cidade, há 365 dias. “O sentimento que gostaria de compartilhar é de alegria, porque estamos evoluindo, melhorando e com perspectivas de esperança ante uma situação calamitosa que havia anteriormente”, comentou.

Por cerca de uma hora o prefeito apresentou um resumo das principais ações desenvolvidas por cada uma das secretarias existentes na Prefeitura e falou das dificuldades, desafios enfrentados no início e dos reflexos do caos administrativo que ainda insistem em assombrar o seu governo. A dívida herdada — que era superior a R$ 72 milhões, foi reduzida para R$ 54 milhões com várias situações que foram renegociadas, possibilitando um fôlego para as questões imediatas como a folha de pagamento. “Avançamos sim, graças a ajuda de cada um de vocês servidores e tudo isso é uma conquista nossa.

Walkinho falou que vem tentando reduzir o tamanho da máquina administrativa como, por exemplo, no quadro de funcionários contratados: de 887 para 588, com meta de diminuir ainda mais. “Estamos trabalhando com responsabilidade, olhando, inclusive, para o aspecto social para que muitos pais de família não fiquem sem seu sustento”, afirma. O prefeito mencionou as dívidas com hospitais, tendo já repassado R$ 25 milhões à Santa Casa e mais de R$ 1 milhão ao Gedor Silveira. Também citou melhorias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a busca do credenciamento para que o município receba recursos do governo para sua manutenção.

O prefeito ainda descreveu sobre a manutenção das estradas, veículos e os resultados obtidos com projetos do esporte. Destacou os resultados alcançados na educação, agricultura, meio ambiente e segurança pública. Do trabalho em parceria com vice-prefeita Dilma de Oliveira — que passou a comandar a área social, foi dada a tônica da união. Mesmo com a fase de austeridade devido à quedas na arrecadação, Walker cita que é preciso ter confiança. “Sabemos dos desafios,da falta de recursos, mas estamos todos trabalhando e quero ver  a cidade caminhando para frente”.

Com a colocação à venda de 30 imóveis, a intenção da Prefeitura é obter R$ 6 milhões — recurso que poderá ter como destino repasse ao Instituto de Previdência (Inpar) ou investimentos em obras como asfaltamento e construções. O município também pleiteia financiamentos, sendo um deles através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para capitanear R$ 3 milhões para novos projetos administrativos. “Tudo que estamos fazendo, conto com a colaboração dos funcionários, que são quem nos ajuda nesta empreitada. Vocês serão valorizados por mim e têm o meu reconhecimento da importância de cada um. Tenho certeza de que, com este empenho e dedicação, conseguiremos fazer uma cidade cada vez melhor para se viver”, completa.

Relembrando o fato

No dia 19 de setembro de 2016, em pleno período eleitoral, o então prefeito de São Sebastião do Paraíso e candidato à reeleição, Rêmolo Aloise, protocola às 16h30 na Câmara Municipal a sua renúncia e do seu filho, Daniel Mendonça Aloise (ambos do PMDB), ao cargo de prefeito e vice respectivamente. Eles também comunicam ao Cartório Eleitoral a desistência da campanha à reeleição.

À época era presidente do Legislativo o vereador Jerônimo Aparecido da Silva (DEM) — candidato à reeleição e o primeiro na linha sucessória, mas que, se assumisse a Prefeitura nos três meses seguintes, não poderia concorrer no pleito em curso a nenhum cargo devido ao prazo de descompatibilização — por lei, seis meses antes da eleição. Ele, então, renunciou ao cargo de presidente da Câmara, sendo os trabalhos conduzidos pelo vice-presidente, vereador Jésu Paulo Araújo (PHS).

Diante disto, somente dois vereadores que concorriam ao cargo de prefeito poderiam assumir a vaga em aberto deixada por Reminho e conduzir a Prefeitura até o final do ano: José Luiz Correia (PT) e Walker Américo Oliveira (PTB). Em votação aberta, o vereador Walker foi eleito por sete votos a três como novo presidente da Câmara — tornando-se o primeiro da linha sucessória e assumindo a Prefeitura no dia 23 de setembro daquele ano. O vereador Jésu ficou na presidência do Legislativo até o fim de 2016. No lugar de Walkinho assumiu o suplente Pedro Sergio Delfante (DEM).