Paraíso sedia 160ª Assembleia da Ameg

18/09/2017

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) promoveu na sexta-feira, 15, em São Sebastião do Paraíso, a sua 160ª Assembleia Geral Ordinária. O prefeito Walker Américo Oliveira foi o anfitrião, juntamente com o presidente da entidade, Adeberto José de Melo (prefeito de Piumhi). O evento foi realizado no Teatro Municipal Sebastião Furlan e reuniu representantes das 16 cidades que compõem a Associação, além de vereadores, deputados e convidados.

Na pauta dos trabalhos aconteceram duas palestras, uma sobre "Políticas Públicas para moradores em situação de rua", feita pela coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) de Paraíso, Paula Pimenta. Ela destacou aos presentes o Programa de Atendimento Intersetorial que está sendo elaborado no município que vai trabalhar ações junto à estas pessoas para minimizar este problema. A vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dilma Oliveira, deixou um mensagem aos participantes com sua indignação aos diversos cortes de recursos por parte do governo na área social.

A segunda palestra abordou o tema "Licenciamento Ambiental municipal", feita por Leonardo Fantini, gestor ambiental do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad). Paraíso já está regulamentando esta norma, que prevê atuação em várias atividades e permitirá a emissão de licenças ambientais para empreendimentos que utilizam recursos naturais e podem causar danos ao meio ambiente.

Ainda aconteceu a apresentação do conceito de Cidades Inteligentes, através do Cadastro Técnico Multifinalitário e Georreferenciamento, feito por Vanderlei Evangelista Júnior, representante da empresa Mitra Sistemas, de Araraquara/SP. Eles ganharam processo licitatório realizado em Paraíso e vão realizar este trabalho no município. Ao final da reunião, o presidente da Ameg entregou ao prefeito Walker uma muda de ipê — árvore símbolo de São Sebastião do Paraíso. A próxima Assembleia Geral da entidade está marcada para acontecer no município de Carmo do Rio Claro, no dia 10 de novembro.

fotos: Denis Menezes