Alunos municipais apresentam na 4ª edição do Mostreduca

15/09/2017

Nos dias 13 e 14 de setembro, o Teatro Municipal Sebastião Furlan em São Sebastião do Paraíso foi palco do 4ª Mostreduca — evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Estudantes fizeram apresentações de diversos trabalhos artísticos frutos de projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano nas escolas. Segundo os organizadores, a iniciativa reúne propostas pedagógicas desenvolvidas através de atividades multidisciplinares que ajudam os alunos a trabalharem diversos temas do ensino e favorece o aprendizado dos assuntos que são abordados.

Apontado pelos idealizadores como uma das possibilidades das escolas trabalharem e revelarem talentos dentro das escolas, o Mostreduca consiste no desenvolvimento de projetos educacionais nas escolas da rede municipal. A iniciativa envolve a participação dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental nas escolas Ibrantina Amaral, Napoleão Volpe, Termópolis, Francisco Daniel, Campos do Amaral e Roque Scarano. Durante o ano, os professores também realizam a troca de informações e de experiências que são vivenciadas em cada escola.

A escola Napoleão Volpe, por exemplo, realizou o  trabalho denominado “Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido”. A escola apresentou um musical a partir da música da cantora Celine Dion “My Heart Will Go On”, que foi uma das apresentações mais aplaudidas no Teatro Municipal. Também foram destaques a proposta da E.M. Francisco Daniel, com o título “Quando crescer cientista quero ser” e a escola Roque Scarano, que contou a história dos Jogos Olímpicos.

A mostra é tida pelos educadores como a culminância dos projetos onde a reunião de todos os trabalhos desenvolvidos permite que os estudantes de toda a rede possam compartilhar um pouco das ações realizadas. Para o professor Marcos Evangelista, o Mostreduca é importante porque faz com que ocorra a valorização dos projetos educacionais realizados nas escolas da rede municipal. “A importância está no sentido de mostrar aquilo que é feito, o conteúdo desenvolvido dentro de sala de aula pelos professores com os alunos que estão inseridos dentro do contexto escolar”, afirma.

O professor cita que, além de valorizar a sociedade paraisense, tudo o que é feito visa, em primeiro plano, ensinar e educar formando o cidadão do futuro. “É um resgate daquilo que foi trabalhado durante todo o ano através da música, da geografia, com a poesia, escrevendo um livro e das diversas maneiras em que participamos do Mostreduca, nos incentiva cada vez mais na preparação de nossas aulas, dos conteúdos fazendo com que os alunos tenham aulas mais lúdicas e que transforme suas vidas, realidades e a sociedade como um todo”, completa.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia de Oliveira Campos, o Mostreduca vem se renovando a cada ano sem perder a fórmula de sucesso entre professores, alunos e as escolas. “Estou realmente muito orgulhosa e feliz. Neste ano dividimos as apresentações dos trabalhos em dois dias. Na quarta-feira ocorreram as apresentações dos trabalhos desenvolvidos  ao longo do ano na nossa rede e pudemos ver e ouvir cada criança, cada escola”, comenta.

Maria Ermínia cita que as apresentações não foram feitas exclusivamente para o Mostreduca, mas foram criadas em cima das atividades desenvolvidas durante o ano. “Resgatamos aquilo que havia ficado apenas dentro das salas, nas escolas entre os colegas e aqui foi dada a oportunidade de externar tudo isso com os demais, um verdadeiro show”, comenta. Ainda de acordo com ela o projeto revela a energia contagiante dos alunos em poder associar, cantar, dançar, representar. “Eles batem palma, vibram, agitam e comemoram o trabalho que o colega desempenhou. Isto é maravilhoso”, finaliza.

fotos: Denis Menezes