Paraíso ganha Unidade de Atendimento Integrado (UAI)

04/09/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira e a vice, Dilma Oliveira, participaram na manhã de segunda-feira, 4, da inauguração da 31ª Unidade de Atendimento Integrado (UAI). O evento trouxe a São Sebastião do Paraíso o ex-deputado Odair Cunha, hoje secretário de Governo, representando o governador Fernando Pimentel, entre outras lideranças da região. O objetivo das UAIs é oferecer aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços públicos, com um moderno conceito de atendimento e um eficiente sistema de gestão, tornando mais simples e eficazes as relações do Estado com os cidadãos.

A nova Unidade de Atendimento Integrado em Paraíso funcionará na Avenida Oliveira Rezende, 698, centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O local terá capacidade para realizar cerca de 350 atendimentos por dia em uma área total de 454,10 m². Conta, ainda, com 13 guichês de atendimento e mais três para coleta de impressão digital, além de sala de espera para 30 pessoas sentadas.

Entre as autoridades presentes estavam o superintendente das UAIs, Itaner Debossan, o advogado geral do Estado, Onofre Alves Batista e o deputado estadual Ulisses Gomes. Também compareceram os vereadores Vinício Scarano, Luiz de Paula, Paulo Cesar Souza e José Luiz das Graças, representantes locais das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros entre outras lideranças, representantes do governo vários prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.

Para o coordenador das UAIs, Itaner Debossam, a lógica da mudança de endereço é sempre modernizar o atendimento e facilitar o acesso do cidadão. Eles destacou o aumento na capacidade de atendimento da unidade que, antes era de 1.800 ao mês e passou para 7.700, com capacidade de expansão. Entre os serviços oferecidos, citou um convênio celebrado de última hora com a Polícia Militar permitindo que no local seja confeccionado o Registro de Evento de Defesa Social (Reds) ou Boletim de Ocorrência.. "O objetivo é oferecer serviços públicos com qualidade e agilidade", explica.

Durante pronunciamento, o prefeito Walker Américo destacou a iniciativa do governo em ofertar serviços de qualidade com rapidez. Ele destacou que na semana passada iniciou contato com o Estado e recebeu autorização provisória para ocupar o prédio do antigo Posto de Serviço Integrado Urbano (Psiu). No local serão mantidos alguns serviços como o Procon, Incra e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Walker destacou que pretende dotar o município de um moderno sistema de informação das pessoas através de um cartão cidadão que servirá para acessar banco de dados e, também, modernizar o sistema de gestão dos serviços oferecidos.

Já o secretário Oadir Cunha disse que a UAI em Paraíso será a porta de entrada do governo junto à comunidade. "Que este espaço dê um novo ânimo aos trabalhadores. O mais importante são as pessoas serem bem atendidas e acolhidas, queremos estar presentes enquanto governo para bem servir e cuidar do nosso povo e da nossa gente", definiu. Ele citou ainda que a medida também serve para reduzir uma parte da dívida do governo com o município.

Itaner Debossan explica que foram retirados serviços que não agregavam valor e geravam alto custo de manutenção ao Estado. “Focamos na melhoria de serviços que trazem reais benefícios para a população, além da questão da humanização”, salienta.“Hoje o cidadão sai de casa sabendo os documentos que precisa levar, com horário marcado. É um ganho muito grande no caráter humanitário. Nossas filas são bem menores em função dessa questão”, destaca.

Inicialmente a Unidade prestará serviços como recadastramento de funcionários inativos do Estado de Minas Gerais; comunicação de venda de veículo, atendimentos do Detran/MG, emissão de carteira de trabalho, alteração de nome na CTPS e exame de Legislação para habilitação. Com o decorrer do tempo, serão implantados outros atendimentos como emissão de Carteira de Identidade (RG); emissão de Atestado de Antecedentes Criminais; requerimento de seguro-desemprego; intermediação de mão de obra através do Sistema Nacional de Emprego (Sine); emissão de CPF, atendimento da Cemig, entrega de CNH e CRLV devolvidos pelos Correios e serviços do Núcleo de Assistência à Família (Nasf).

fotos: Denis Menezes