Prefeitura homenageia monsenhor Hilário pelos 100 anos

04/09/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira participou na tarde de domingo, 3, na igreja matriz de São Sebastião de uma missa solene em homenagem ao monsenhor Hilário Pardini. O religioso completou nesta data 100 anos de vida. O evento teve a presença do bispo Dom José Lanza Neto, dezenas de padres da cidade e da região, além de várias autoridades, lideranças políticas que prestigiaram a solenidade. Populares e fiéis comemoraram junto com o sacerdote a partilha de um bolo após o tradicional parabéns.

A celebração reuniu centenas de fiéis, além de religiosos da cidade e também da região que têm monsenhor Hilário como um exemplo de fé e religiosidade. A missa solene foi presidida pelo bispo diocesano Dom José Lanza Neto, que destacou o testemunho de vida vivo da palavra de Deus.

O prefeito Walker Américo entregou uma placa alusiva ao centenário de vida do sacerdote que também ganhou flores, uma imagem de Santa Bárbara — padroeira de Guaranésia, sua terra natal. Entre as autoridades presentes estavam o ex-deputado Sebastião Navarro, o deputado federal Carlos Melles, os vereadores Maria Aparecida Cerize Ramos, Jerônimo da Silva e Luiz de Paula, além do juiz de Direito, Marco Antônio Hipólito Rodrigues. Entre várias outras homenagens, foi partido um bolo após a missa e também foi programado um jantar festivo.

Histórico — Monsenhor Hilário Pardini é considerado uma testemunha importante do centenário da história da Diocese de Guaxupé, comemorada ano passado. O padre — que também acaba de completar 100 anos de vida e possui 75 anos dedicados ao sacerdócio, ao longo de sua trajetória de vida tornou-se um ícone da evangelização por onde passou. Ele nasceu em Guaranésia, em uma família de tradição católica e, desde a infância, teve o interesse em dedicar-se ao ministério presbiteral. Formou-se em Belo Horizonte em 1942 e transferiu-se para Poços de Caldas.

Depois foi diretor do Seminário de Guaxupé e deu continuidade à vida religiosa em Paraguaçu, onde assumiu sua primeira paróquia, antes de retornar a Guaxupé. Em 1980, com a morte de monsenhor Jerônimo Madureira Mancini, ele chegou em São Sebastião do Paraíso, tendo assumido a Paróquia São Sebastião em 29 de junho daquele ano. "Quero ser o Pedro da pedra e o Paulo da palavra", dizia ele. Além de pastor da igreja, monsenhor Hilário também foi diretor da Rádio Difusora Paraisense (hoje Rádio da Família), onde diariamente apresentava o programa Lira Evangélica.

Após jubilar-se, ele continuou com a missão religiosa atuando como responsável por levar a palavra aos enfermos na Santa Casa de Paraíso. Sempre lúcido e com grande memória, monsenhor tem como receita nunca abusar da comida, bebida e do cigarro. Monsenhor Hilário nunca abandonou a fé e afirmou. "Se outra vida tivesse, quero novamente ser padre". Em uma de suas entrevistas deixou claro que o segredo da vida longa é pedir sempre, a cada aniversário, apenas mais um ano de vida.

Veja MAIS FOTOS desta cerimônia em nosso álbum no Facebook.

fotos: Denis Menezes