Solenidade marca abertura da Semana da Pátria

01/09/2017

Uma solenidade realizada na manhã de sexta-feira, 1º de setembro, marcou a abertura da Semana da Pátria, em São Sebastião do Paraíso. O evento aconteceu na Praça Inês Ferreira Marcolini, ao lado do prédio da Prefeitura e contou com a presença de autoridades civis e militares, diretores de escolas e creches, Guarda Municipal, servidores públicos e estudantes. Além do hasteamento da Bandeira Nacional com execução do Hino Nacional Brasileiro, houve apresentações de alunos da rede municipal de ensino.

Participaram do ato solene o prefeito Walker Américo, os vereadores Luiz de Paula e Maria Aparecida Cerize Ramos. O presidente da Câmara, Marcelo de Morais foi  representado pelo seu chefe de gabinete, José Henrique Caldas de Pádua. Também estavam presentes secretários municipais, como Yara de Lourdes Souza Borges (Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário), Denise Eliane Mavel Cândido Paschoini (Planejamento e Gestão), Miguel Félix de Souza (Segurança Pública) e Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos (Educação). Ainda compareceram o comandante do Corpo de Bombeiros, 2º tenente Luíz Antônio Monteiro, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 04.025,  subtenente Rogério Dias Furtado e o instrutor subtenente, Humberto Cleiton Celestino da Silva.

Alunos das escolas municipais Hilda Borges Pedrosa (Veneza), Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto) e Campos do Amaral (centro) fizeram apresentações musicais. Em seguida, a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia, falou da felicidade em poder reunir as crianças e representantes do setor educacional para, juntos com a comunidade, comemorar a Semana da Independência. “É preciso saber o que estes pequenos e futuros cidadãos querem, ensinar a amar o nosso país, para termos um Brasil melhor “, enfatizou.

O prefeito Walker Américo Oliveira declarou aberta a Semana da Pátria. “Parabenizo as escolas, assim como todos que estão presentes. Importante termos estas crianças aqui e ensinar a elas os bons exemplos”, disse. Ele informou que neste ano não haverá o desfile em 7 de setembro, mas já anunciou que, em 2018, os estudantes farão bonito. Ainda assim nas escolas do município acontecerão diversas atividades alusivas à Semana Cívica.

Para a diretora Elainy Lisboa, da escola Campos do Amaral, é um momento importante e festivo que representa muito para as crianças. “O patriotismo tem que ser nato. Estar com a nação, em favor do Brasil, ter o respeito à Pátria, significa tudo, porque então nós respeitamos o nosso semelhante, a nossa natureza, os nossos direitos e os nossos deveres”, define. Ela cita que, mesmo a Nação passando por um momento difícil, “as pessoas estão se perdendo, confundindo a questão de direitos, esquecendo os deveres, o exemplo que os adultos estão dando aos pequenos não são os melhores, precisamos cultivar,  trazer a todo momento  em todos os dias”, afirma.

Elainy destaca a necessidade de investir e trabalhar mais os bons valores com as crianças. “Elas são o nosso futuro. É preciso passar o Brasil a limpo, colocar em pratos limpos para que consigamos ressurgir e começar um novo País com respeito e dignidade”, completa. As escolas estão fazendo as comemorações da Semana da Pátria , com momento cívico e refletindo para que voltemos a pensar  mais sobre os nossos valores.

Segundo o professor Eduardo Vieira, participar do evento é muito gratificante. “O sentimento que fica é de satisfação e orgulho, ver como as crianças brilharam com poucos dias de ensaio e fizeram bonito. Elas se dedicam porque gostam e fica a expectativa de um Brasil melhor se soubermos trabalhar estes nossos futuros cidadãos”, comenta. O estudante Luiz Carlos de Souza participou de uma das apresentações e disse que ficou feliz por mostrar uma das belezas do País. “Temos muitas coisas boas no Brasil e mostramos isso com a música e a dança”, finalizou.

fotos: Denis Menezes