Saúde de Paraíso é 4ª colocada em Minas

29/08/2017

São Sebastião do Paraíso está classificada em 4º lugar em Minas Gerais e na 16ª posição entre 50 cidades brasileiras que mais têm inovado e apresentado resultados positivos na área da Saúde. O resultado foi divulgado nesta semana pela Revista Exame em um trabalho montado pela consultoria Urban System. “É um resultado que nos motiva e indica que estamos no caminho certo, mas não podemos nos acomodar, pois, há muito por fazer pela frente”, comenta o secretário municipal de Saúde, Wandilson Aparecido Bícego.

Para montar o ranking, a Urban System levou em consideração nove critérios como a quantidade de leitos por habitantes, leitos de internação, médicos por habitantes, cobertura populacional da equipe de saúde da família, número de concluintes no setor de saúde, despesa municipal com o setor, ciclovias, atendimento urbano de esgoto e cobertura do serviço de coleta de resíduos. O índice de desempenho é avaliado em uma escala de 0 a 9 pontos. Mesmo a primeira colocada na classificação, Vitória (ES), com 4,099 está distante da pontuação máxima.

O estudo destacou as 50 cidades do País que mais têm inovado e apresentado resultados positivos na área da Saúde. Os municípios foram avaliados em razão dos investimentos para humanizar o atendimento e dar melhores condições a usuários e profissionais do setor. Embora estas cidades tenham se destacado apresentando resultados acima da média brasileira em estratégias inteligentes em saúde pública, a pontuação obtida está distante da nota máxima.

Em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte apareceu em 1º lugar seguida de Alfenas e Barbacena. O município de São Sebastião do Paraíso totaliza 3.483 pontos e está em 4º lugar no Estado e é o 16º classificado entre 50 cidades pesquisadas no Brasil. Para o secretário Wandilson, o resultado deve ser encarado como um indicador positivo, no entanto, evita qualquer tipo de comemoração. "Sabemos que há muita coisa a melhorar e nós estamos buscando fazer mais para melhor atender à nossa população", aponta. Ele disse que continua a trabalhar com seriedade dizendo que existem metas a serem perseguidas e alcançadas. "Ficamos felizes, mas não podemos descansar e nem acomodar porque ainda temos muitas ações para fazer", avalia.

Veja o ranking das 50 melhores cidades do Brasil com estratégias inteligentes em saúde, conforme pesquisa da Consultoria Urban Systems, divulgado pela Revista Exame:

1º - Vitória (ES), 4.099
2º - Belo Horizonte (MG), 3.830