Prefeito pede “abraço” à causa Santa Casa

28/08/2017

Durante reunião na manhã de segunda-feira (28), na Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, o prefeito Walker Américo Oliveira agradeceu a Comissão Interventora nomeada por ele, seguindo recomendação do Ministério Público, para gerir o hospital desde o final de 2016. A instituição — que completa 100 anos no próximo mês, reuniu representantes de municípios da região para apresentar todo o trabalho realizado e propor parcerias.

“Agradeço o empenho da equipe interventora e peço aos municípios aqui presentes que abracem a causa Santa Casa, pois, a gestão atual está agindo com seriedade, responsabilidade e a cara da instituição hoje é outra”, disse o prefeito. O interventor Adriano Nascimento afirmou que não quer fazer concorrência e disputa com os outros hospitais, mas trabalhar em conjunto para atender a demanda regional de urgência e emergência, com foco na assistência ao usuário de média e alta complexidade. Hoje o hospital é referência para mais de 50 cidades e possui uma dívida com fornecedores calculada em R$ 15 milhões.

Na última quinta-feira (24), o prefeito esteve em Brasília/DF juntamente com o interventor Adriano Nascimento e o secretário municipal de Saúde, Wandílson Bícego, onde conseguiram juntos a liberação de mais recursos para o hospital ampliar o atendimento nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A conquista teve ação direta dos deputados Antônio Carlos Arantes (estadual) e Carlos Melles (federal e presente à reunião). Recentemente os parlamentares viabilizaram a vinda de técnicos da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde para conhecerem de perto os problemas e as atividades realizadas na Santa Casa de Paraíso.

O deputado Carlos Melles explanou aos presentes sobre como foi elaborado o Plano Diretor da Saúde regional, onde Paraíso receberia investimentos para desenvolver a área de cardiologia, e pediu também que todos ajudem, de forma compartilhada, a fortalecer a Santa Casa dando robustez à atual gestão. Solicitou, ainda, apoio às ações do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Participaram da reunião representantes dos municípios de Itamogi, Jacuí, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São Pedro da União e São Tomás de Aquino.

fotos: Denis Menezes