Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Atenção Primária orienta sobre amamentação

25/08/2017

O oitavo mês do ano é conhecido como “Agosto Dourado”, período esse em que o mundo inteiro celebra a importância do incentivo à amamentação. Em São Sebastião do Paraíso não é diferente. As Unidades de Saúde da Família (USF), responsáveis pela Atenção Primária à saúde da população, promoveram diversas ações de orientação e conscientização dessa prática que interfere positivamente na vida de todos os seres humanos.

Até o dia 23 de agosto, o município contabilizou este ano 587 nascimentos, só de paraisenses. A estimativa até o fim de 2017 é que este número chegue a 915 bebês. Por isso o tema amamentação é debatido maciçamente durante o ano todo mas, com maior ênfase, na “Semana do Bebê” — realizada em abril e, agora, neste mês quando o assunto foi abordado de diversas maneiras através de palestras com vários profissionais de saúde, nos grupos de gestantes, salas de espera, com cafés da tarde, demonstrando a criatividade das equipes de saúde da família para tratarem esse tema de tamanha relevância.

Toda a equipe de Atenção Primária a Saúde realizou a conscientização e orientação não só das gestantes, puérperas e mães com filhos de até dois anos, mas também com as pessoas que passaram pelas USFs. O principal objetivo das ações foi o de promover e incentivar o aleitamento materno como alimento exclusivo do bebê nos seis primeiros meses de vida, o que, além de essencial, traz vários benefícios como fortalecimento do vínculo afetivo devido à influência biológica e emocional que exerce sobre as crianças e as mães e as altas propriedades anti-infecciosas do leite materno que protegem as crianças de várias doenças.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o leite humano protege contra alergias, previne infecções gastrointestinais, urinárias e respiratórias, além de facilitar a adaptação a outros alimentos que podem ter uma relativa importância na prevenção de diabetes e linfomas. Os profissionais de saúde do município estão aptos a tirar dúvidas e orientar sobre o assunto, bastando que o cidadão procure sua USF e requeira mais informações.