Funcionários do pátio municipal fazem testagem de hepatites

17/08/2017

A campanha de prevenção contra a hepatite que está sendo realizada pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, chegou na quinta-feira, 17,aos funcionários do pátio da Secretaria Municipal de Obras e Planejamento Urbano. Os trabalhadores puderam fazer a testagem gratuita e conferiram o resultado dos exames ainda no local.

A campanha tem como público alvo pessoas que, por algum motivo, compartilharam instrumentos de manicure, lâmina ou aparelho de barbear, seringas de vidro ou fez tatuagem. O trabalho também é voltado para quem recebeu transfusão de sangue antes de 1.993 e àquelas pessoas que não se vacinaram contra hepatite B.

O trabalho já vem sendo realizado há cerca de uma semana quando foi iniciada a campanha de conscientização da comunidade. Na sexta-feira, 11, foram realizados na Praça comendador José Honório (matriz) cerca de 190 exames com identificação de três casos. Já na quinta-feira foram feitos mais 50 avaliações na Secretaria de Obras. Além de funcionários do setor administrativo e internos, haverá uma segunda etapa com outros trabalhadores que realizam serviços externos.

As hepatites B e C são causadas por diferentes tipos de vírus, que geralmente são assintomáticas e, se não tratadas, podem evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado. Por isso, a detecção precoce é de extrema importância para potencializar a eficácia do tratamento. Importante lembrar que o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), antes denominado Ambulatório de Infectologia, atende agora em novo endereço, à Rua Pladicino Brigagão, nº 1.660, próximo à Praça comendador João Alves (Fonte). Além disso, toda quarta-feira, o atendimento é estendido até às 19h. Mais informações no local ou pelo telefone 3539-1055.

foto: Roberto Nogueira