Coletivo LGBTQ+ promove palestras no Teatro

09/08/2017

O Coletivo LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) de São Sebastião do Paraíso, em parceria com a Prefeitura, organizou um noite de palestras sobre gênero e sexualidade no Teatro Municipal Sebastião Furlan na noite de sábado, 5 de agosto, para promover a conscientização e o debate sobre temas que envolvem a história, os direitos, as identidades e os desafios da comunidade.

Para realizar esse encontro, foi convidado o professor e mestre em Serviço Social, Thiago Rodrigo da Silva, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que abriu as atividades com a palestra "Comunidade LGBTIQ, identidades de gênero e sexualidade: pensando políticas sociais e o combate às opressões". Com nítido domínio do tema, Thiago expôs de forma breve como surgiram os primeiros movimentos LGBTQ+ no mundo e como esses acontecimentos causaram impactos no Brasil, influenciando toda uma geração, para que começassem a ser organizados grupos e movimentos que buscaram a afirmação dos direitos do movimento no nosso país.

A partir dessa contextualização, o professor mostrou as tranformações e os ganhos de direitos que foram sendo somados à sociedade, conforme os movimentos sociais avançavam. Em sua fala, também foi abordado as distinções entre gênero e sexo, contando com uma vasta apresentação sobre toda a diversidade sexual que a humanidade contempla, sempre reforçando a necessidade pela busca permanente da afirmação dos direitos e da luta contra toda forma de violência que é culturalmente desenvolvida. Com um conteúdo muito profundo, sempre colocado com uma linguagem clara e acessível, Thiago conduziu a apresentação gerando um forte choque de consciência em todas as pessoas presentes no Teatro; conceitos como gênero e sexualidade foram ampliados, tabus foram quebrados, violências foram apontadas e consciências foram descongeladas.

Para a segunda palestra, fora convidada a professora e doutora em História, Semíramis Corsi, docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM do Rio Grande do Sul) com o tema "Zeus e Ganimedes: amor entre homens na Grécia e Roma Antigas". Com uma apresentação envolvente com o público, a palestrante propôs o convite à um tour filosófico sob a Cultura da Grécia e Roma Antiga, demonstrando à partir de registros e dados históricos, como a relação entre homens já eram notoriamente presentes em nossa história.

A professora abordou toda a ética que regia as relações afetivas e sexuais entre homens nesse período; como elas se davam no contexto dos mitos, nas interpretação sobre a relação corpo x alma, nas classes sociais, na educação dos jovens e ao mesmo passo, como se criou uma cultura dominada pelo falocentrismo. Em uma apresentação descontraída, Semíramis trouxe ao público várias curiosidades, apontando inclusive várias personalidades consagradas pela história que tiveram práticas afetivas e sexuais com homens, tais como Sócrates e Júlio Cesar.

Após esse tour pelo mundo antigo, Semíramis seguiu com sua proposta e mostrou como se deu a transformação da concepção ocidental sobre a homossexualidade, onde foram apontadas as influências do cristianismo como força que redirecionou a forma de julgar toda relação afetiva e sexual que foge ao padrão heteronormativo. A professora desmistificou a História e trouxe à luz uma vasta referência para pensarmos a homossexualidade num contexto histórico e global.

Após as palestras, foram abertos espaços de fala para perguntas da plateia sobre os temas que foram abordados. O público estimado foi em torno de duzentas pessoas, entre elas estudantes, professores, representantes de movimentos sociais e trabalhadores no geral. Segundo os presentes, o conteúdo foi engrandecedor e trouxe, de forma clara, informações que contribuiram para a quebra de paradigmas por meio do conhecimento da realidade num contexto histórico e atual.

Para os dias 19 e 20 de agosto, o Coletivo LGBTQ+ de Paraíso programa mais ações, como palestras, rodas de conversas e atividades culturais (no sábado) e uma Caminhada da Diversidade, saindo da Lagoinha com destino ao Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (no domingo), onde acontecerão apresentações artísticas encerrando o evento.

professores Thiago Rodrigo da Silva e Semíramis Corsi durante as palestras