Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 5


Ambulatório de Infectologia amplia atendimento

08/08/2017

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Ambulatório de Infectologia, está atuando com o horário estendido às quartas-feiras, em São Sebastião do Paraíso. A iniciativa prevê, ainda, a realização de testes rápidos de hepatite e outras doenças. O trabalho ocorre em consonância com a campanha desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde que vem divulgando um conjunto de medidas para prevenir a comunidade.

Após as comemorações do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrada em 28 de julho, o Ambulatório está com o horário de atendimento estendido até às 19h, na quarta-feira. A medida visa facilitar o atendimento às pessoas que trabalham e não tem tempo para fazer a testagem. No local está sendo realizado o teste rápido de hepatites B, C e sífilis, com resultados instantâneos. Seguindo orientação da SES, o município tem intenção de realizar exames com foco principal na população acima de 40 anos, conforme orientação a Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

De acordo com a Secretaria de Saúde, as hepatites virais agudas e crônicas são agravos sérios que, em razão do seu caráter evolutivo silencioso, tem alto potencial de mortalidade. A coordenação estadual de imunização informa que a vacinação é a principal forma de evitar algumas formas da doença. O Sistema Único de Saúde disponibiliza vacinas contra a hepatite A e B. Porém, não há para o tipo C. Para a hepatite A, está disponível vacina para as crianças de 15 meses até as menores de 5 anos, em uma dose única. Já a vacina contra a hepatite B está disponível para toda a população. Os recém-nascidos devem receber a primeira dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 24 horas de vida, preferencialmente nas primeiras 12 horas, ainda na maternidade ou na primeira visita ao serviço de saúde, até 30 dias de vida.

No esquema vacinal do SUS, a hepatite B deve ser reforçada. A continuidade do esquema será com a vacina Pentavalente (que protege contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae B) e, nesta situação, o esquema corresponderá a quatro doses, para as crianças que iniciam o esquema vacinal antes de um mês de idade até as menores de 5 anos. Para indivíduos acima desta idade, sem comprovação vacinal, administra-se três doses da vacina hepatite B, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Sobre a doença — Conhecida como “Hepatite infecciosa”, a do tipo A é causada pelo vírus VHA. Sua transmissão é feita pelo contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados. Em 2016, 93 casos foram notificados em Minas Gerais. Ela pode ser prevenida pela imunização específica contra o vírus A. Entretanto, a melhor estratégia de prevenção dessa modalidade da doença inclui a melhoria das condições de vida, bem como adequação do saneamento básico e das medidas educacionais de higiene.

Já a hepatite B é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST). Em 2016, 1.288 pessoas foram contaminadas em Minas Gerais, com o vírus HBV. Ela pode ser transmitida de pessoa a pessoa por meio do contato com sêmen, saliva e secreções vaginais durante a relação sexual desprotegida. O vírus também pode ser transmitido por via sanguínea, ao compartilhar materiais perfurantes como seringas, agulhas, cachimbos, lâminas de barbear, alicates de unha e por transfusão de sangue contaminado.

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV). Em 2016, em Minas Gerais, 1.728 pessoas foram contaminadas pelo vírus. Sua transmissão ocorre por meio de transfusão de sangue, via sexual, compartilhamento de material para preparo e uso de drogas, objetos de higiene pessoal, alicates de unha, além de outros objetos que perfuram ou cortam. Como não existe vacina contra a doença, a melhor forma de evitar é usando preservativos e não compartilhando seringas e objetos perfurantes.

Campanha — Nesta sexta-feira, 11 de agosto, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizam uma campanha de prevenção contra as hepatites B e C. O evento acontece na praça comendador José Honório (matriz), das 10h às 15h. Haverá teste rápido, feito gratuitamente e de forma segura e sigilosa.