Solenidade marca os 100 anos do Tiro de Guerra

21/07/2017

Uma solenidade realizada na manhã de quinta-feira, 20, marcou as comemorações do centenário do Tiro de Guerra 04.025, de São Sebastião do Paraíso. O evento reuniu autoridades municipais, ex-comandantes, ex-atiradores e amigos da instituição. Durante os pronunciamentos, foram destacados detalhes e importância desta escola de formação de militares da reserva para a sociedade paraisense. "Sinto-me orgulhoso em poder estar aqui como chefe de instrução em um momento tão importante de nossa história, que representa muito na vida de muitos cidadãos desta cidade que tão bem me acolheu", disse o chefe da instrução, subtenente Rogério Dias Furtado.

O evento começou com o desfile de apresentação da tropa nas instalações do TG. A Banda do 12º Batalhão da Polícia Militar, de Passos, fez a execução do Hino Nacional Brasileiro para o hasteamento da Bandeira do Brasil. Em seguida o instrutor Humberto Cleiton Celestino da Silva fez a leitura de um texto alusivo ao centenário, destacando as primeiras instalações inauguradas em 24 de julho de 1917 e, depois, a mudança da sede para o local que permanece até hoje desde abril de 1979.

Em sua denominação inicial — quando funcionava nas dependências do Colégio Paraisense, era denominado Linha de Tiro 502, depois TG 67 e ainda TG156. Pela instituição passaram-se mais de 50 militares como chefes e instrutores. "O Tiro de Guerra é um órgão que muito influencia a sociedade na formação dos jovens atiradores, nas campanhas em prol da sociedade e na participação em eventos diversos. Trata-se de um local onde se promove o aprendizado, a amizade e uma experiência que se leva para a vida toda", destaca o texto.

Para o subtenente Furtado, a comemoração dos 100 anos do TG é motivo de orgulho para a instituição. "É uma alegria muito grande chefiar a instituição neste momento. Quero agradecer e enaltecer o apoio de todos. A essência do Tiro de Guerra é trabalhar os valores como a liderança, o espírito de corpo, a amizade, a camaradagem e  ver que turmas que por aqui passaram a 30 anos se reúnem para relembrar os bons tempos que não se apagam da memória", destaca o instrutor chefe.

O prefeito Walker Américo Oliveira, hoje diretor do TG, lembrou que foi atirador em 1991. "O Tiro de Guerra é um patrimônio formador de gente do bem e que são lideranças", disse. Ele enfatizou a presença de pessoas ilustres que passaram pela instituição. "Parabéns aos que aqui já passaram e que outros venham e sejam lideranças, isso depende de cada um absorver a oportunidade que lhe é concedida e que continue por muitos anos", declarou.

Após o desfile de encerramento, já na entrada da sala de instruções, foi inaugurada uma placa alusiva as comemorações do centenário. Em seguida foram realizadas sessões de fotos entre instrutores, autoridades, ex-atiradores que vão compor um mural celebrativo desta data. Ao longo do ano vários eventos estão ocorrendo em homenagem ao Tiro de Guerra 04.025 como a que foi promovida pela Academia Paraisense de Cultura e, também, uma exposição na Casa da Cultura, além de várias confraternizações de ex-atiradores de diversas turmas que se formaram nesta casa escola de cidadania e de culto aos valores nacionais.

VEJA FOTOS deste evento em nosso álbum no Facebook.

fotos: Denis Menezes