Agente Comunitários de Saúde recebem tablets

20/07/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na manhã de quarta-feira, 19, a entrega dos primeiros tablets para os Agentes Comunitários de Saúde do município. O equipamento deverá ser utilizado no trabalho diário dos ACS, como, por exemplo, no cadastramento de informações dos pacientes durante as visitas domiciliares. “Há mais de cinco anos que este material estava parado e estamos colocando em funcionamento, para melhorar o atendimento, agilizar o processamento das informações, temos que acompanhara evolução”, declara.

De acordo com Fernanda Amorim, coordenadora das Unidades de Saúde da Família, os equipamentos contém o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos agentes durante as visitas. Até então, eles preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. “Agora, como os dados serão preenchidos e lançados apenas uma vez, a produtividade será aumentada, assim como a qualidade do atendimento, uma vez que os agentes, enfermeiros e médicos terão mais informações sobre o histórico dos pacientes”, observa.

O secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego, destacou que em Paraíso serão colocados em funcionamento 159 equipamentos. “Esta Unidade de Saúde da Família aqui do centro está sendo pioneira, mas o serviço será estendido para todas as 18 USFs do município”, acrescenta. Os agentes estão passando por capacitação e, a partir de setembro, todos já estarão utilizando o equipamento. A agente Maria da penha da Silva disse não ver dificuldade em operar o aparelho. “Fizemos o treinamento e é fácil, vai agilizar e muito o nosso trabalho”, comenta.

O prefeito Walker Américo Oliveira disse que é uma satisfação entregar os tablets. “Estes aparelhos facilitarão o trabalho de vocês, temos que evitar a burocracia e a perda de tempo. É um projeto piloto, cuidem bem deste equipamento”, solicitou. A ferramenta vai dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população.

Os tablets foram doados pelo Ministério da Saúde em 2012. A intenção do Governo Federal, através do programa e-SUS Atenção Básica, é o de criar uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Básica, em nível nacional. Segundo o Ministério, a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A proposta do programa faz referência ao processo de informação qualificada do Sistema Único de Saúde em busca do SUS Eletrônico.

fotos: Denis Menezes