Museu Municipal Napoleão Joele é revitalizado

20/07/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, providenciou a fixação de vidros em todos os nichos do mobiliário do Museu Municipal Napoleão Joele, com o intuito de proteger a memória e a história do município.

O investimento contribuiu para aumentar o espaço destinado à exposição do acervo, que conta atualmente com mais de 300 peças, doadas por paraisenses e visitantes, desde a sua fundação em 1971.

O secretário municipal de Esporte, Tomás Martins, relatou que a demanda surgiu já há algum tempo, através de pedidos da própria comunidade, que percebia a necessidade de proteger as peças, evitando o contato direto e seu manejo de forma incorreta. “Muitas peças que estavam guardadas na reserva técnica puderam ser expostas num espaço correto e seguro”, afirma.

O chefe do departamento de Cultura, Lucas Cândido, enfatizou a conscientização da sociedade paraisense que contribui para a preservação da memória e da história do município, doando acervos particulares que representam uma época e pode ser apreciado por todos os visitantes. “Uma simples atitude de doação de uma peça, consegue instigar a memória das pessoas e relembrar fatos importantes de outrora”, ressalta.

O Museu Municipal faz parte das instalações da Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara, situado na avenida Oliveira Resende, nº 509. É aberto ao público de terça à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Aos sábados das 8h às 13h, com entrada franca. As escolas podem agendar visita monitorada pelo telefone 3531-7634.