Ambulatório de Infectologia inaugura novas instalações

19/07/2017

Prefeitura inaugura novas instalações do Ambulatório de Infectologia

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso inaugurou na quarta-feira, 19, as novas instalações do Ambulatório Municipal de Infectologia. O espaço, agora remodelado, atende às exigências da Secretaria Estadual de Saúde e oferta melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no local. O prefeito Walker Américo Oliveira e o secretário municipal de Saúde, Wandilson Bícego estiveram nas instalações, que passa a atender à comunidade a partir desta quinta-feira, 20.

O Ambulatório de Infectologia agora fica no prédio localizado a Rua Placidino Brigagão, nº 1660, centro. São cerca de 10 salas que foram transformados em ambientes para atendimento médico, psicologia, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), salas para coordenação, assistente social, cozinha, sanitários, almoxarifado e recepção. O atendimento telefônico continua o mesmo, através do número 3539-1055.

Conforme a coordenadora do ambulatório, Patrícia Bícego, no local são realizados coleta de material para testes de HIV, sífilis, hepatite, Profilaxia pós Exposição Sexual (PEP) e acidente pérfuro cortante. “Vamos funcionar aqui também com o Centro de Testagem e Aconselhamento de Livre Demanda, projetos de prevenção nas escolas, empresas, faculdades, além do Roda Viva — trabalho direcionado para as profissionais do sexo”, enumera.

O prefeito Walker Américo conheceu as instalações e elogiou a estrutura que foi montada. “Estamos trabalhando em equipe para oferecermos um serviço de qualidade à nossa população. Existem dificuldades, sim, assumimos uma administração com grandes dívidas e estamos fazendo o possível para  atender a todos e aqui está mais um exemplo de conquista”, disse. O setor de Infectologia tornou-se referência para os demais municípios ao ponto de realizar treinamentos para as demais equipes de trabalho na regional de saúde.

O serviço foi criado no município há 24 anos e, inicialmente, atendia apenas pacientes com Aids. Posteriormente, outros serviços como as hepatites geral, as DSTs e tuberculose foram inseridos na lista de atendimentos. Desde 2005 houve a aquisição de um veículo para trabalhar os projetos de prevenção e foi inclusa a Farmácia para distribuição dos antirretrovirais no município. O setor também ganhou neste período profissionais como enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional.

O ambulatório funcionava há nove anos em um imóvel na mesma rua, no número 1.230. A mudança para as novas instalações começaram em 11 de julho. Somente em 2016 foram realizadas 1.304 consultas médicas. Neste ano, até o final de junho, foram contabilizadas 810 consultas médicas. Quanto aos exames, foram 989 ao passado e 789 até agora.

fotos: Denis Menezes