Paraíso fecha semestre com saldo positivo na geração de empregos

18/07/2017

O município de São Sebastião do Paraíso está entre as maiores cidades do Sul de Minas que fecharam o primeiro semestre de 2017 com saldo de geração de emprego positivo. Os números são apontados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Somente entre os paraisenses, o indicador aponta para a terceira colocação na região com mais de 230 postos de trabalho gerados.

Depois de se destacar na pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na edição de 2015 e ano base 2013 — que fez o apontamento dos municípios com os melhores índices de desenvolvimento, Paraíso continua apresentando resultados positivos na economia. O índice Firjan é um estudo anual criado para acompanhar o desenvolvimento humano, econômico e social dos 5.565 municípios do Brasil, tendo como base, exclusivamente, as estatísticas oficiais. O levantamento apontou Paraíso classificado no 34º lugar, ante o 65º anterior.

No quesito geração de emprego e renda, Paraíso estava em 99º posto e saltou para o 52º lugar no Estado. Para chegar a este resultado são levados em consideração fatores como a absorção de mão de obra local, desigualdade social e média salarial. O município ainda se destaca com indicadores positivos nas áreas de Saúde e Educação.

Agora, considerando informações do 1º semestre de 2017, São Sebastião do Paraíso está novamente em destaque por ter sido a quarta colocada com 776 vagas geradas. Desde o início do ano até junho, Alfenas lidera a lista dos municípios que mais geraram postos de trabalho com 1.758 vagas. Em seguida aparecem Três Pontas (1.562), Varginha (969) e Pouso Alegre (785). Atrás de Paraíso estão Lavras (318), Itajubá (256), Três Corações (238), Passos (112) e Poços de Caldas (-260 negativos).

O município é o terceiro colocado na região Sul e Sudoeste de Minas na geração de empregos em junho. Em primeiro lugar está Três Pontas, com 380 postos de trabalho, seguido de Varginha com 327 e Paraíso com 236. Na sequencia aparecem as cidades de Pouso Alegre (213), Três Corações (125), Alfenas (90), Lavras (53) Poços de Caldas (38), Itajubá (15) e Passos com (-62 negativos).

Só a agropecuária, impulsionada pela colheita do café, foi responsável pela geração de 80% das vagas de trabalho criadas nos principais municípios do Sul de Minas em 2017. Em Paraíso o setor foi o responsável pela geração de 560 vagas do total de 776 que foram criadas somente em junho deste ano. Ao todo, o setor gerou 5.228 postos de trabalho neste ano, três vezes mais que o setor de serviços, responsável pela criação de 1.642 vagas.