Ministério da Saúde amplia rede de serviços

23/06/2017

Quinze dias após a visita do secretário de Atenção à Saúde (SAS), Francisco de Assis Figueiredo, a São Sebastião do Paraíso, o Ministério da Saúde divulgou uma série de medidas em atendimento às reivindicações que foram feitas em prol do hospital da Santa Casa. As ações vão desde a liberação de recursos para implantação dos leitos de retaguarda e, também, foram feitas melhorias nos valores pagos para o atendimento de UTIs.

Francisco Figueiredo — que trabalhou na Santa Casa como consultor em 2011, esteve em Paraíso no dia 9 de junho. Na oportunidade ele visitou as instalações da Santa Casa e, em companhia dos membros da comissão interventora e lideranças da cidade, participou de uma reunião quando ouviu vários pleitos da direção do hospital. Em seguida ele também esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O hospital havia revindicado a qualificação de 30 novos leitos clínicos de retaguarda sendo que, para cada leito novo qualificado, também é reclassificado um leito clínico já existente, totalizando assim 60 leitos clínicos como retaguarda da Rede de Urgência e Emergência. Além disso, o hospital também pleiteou a atualização de valores de mais 12 leitos de UTI Adulto já existentes, pois, até o momento estes não haviam obtido a contemplação pelo Ministério da Saúde.

Em confirmação à resposta positiva de Francisco Figueiredo que foi anunciada ainda no dia da visita ao hospital, o Ministério da Saúde informou a criação de mais 32 novos leitos de retaguarda e qualificação de 32 existentes, com o valor de R$ 4.964.000,00. Também houve a correção de valor da diária de 10 leitos de UTI adulto; de leitos de UTI Normal (R$ 478,00), para leitos de UTI Rede de Urgência (R$ 800,00). O acréscimo é de R$ 1.230.137,60. Os valores são retroativos a dezembro de2016, data em que foi publicado o plano da Macro Sul.

Conforme  o gestor da Santa Casa, Adriano Rosa do Nascimento, os novos leitos de retaguarda e UTI significam aumento de fluxo no hospital e um importante implemento financeiro para a instituição, que tem um déficit a saldar de aproximadamente R$ 15 milhões. “Solicitamos a habilitação destes leitos de UTI com urgência e eles estarão em funcionamento o quanto antes. Já estamos em busca de emendas parlamentares e outros recursos para que possamos adquirir os equipamentos e, assim, ampliar os serviços”, disse.  Ele salientou ainda a importância para região referenciada com a abertura de 30 leitos de retaguarda da urgência.

Quando em visita à UPA, o secretário também comentou sobre a possibilidade de liberar mais R$ 160 mil para o término da construção da unidade. O prefeito Walker Américo Oliveira disse que o município já encaminhou toda a documentação referente a construção e que aguarda para breve a divulgação de boas novas notícias. Quanto as concessões feitas para a Santa Casa, Walker disse que é uma satisfação muito grande este resultado, fruto de um trabalho conjunto dos deputados da cidade, da diretoria da Santa Casa e da Prefeitura. “O Francisco viu com bons olhos a necessidade destes ajustes e é bom ver o hospital sendo recuperado, em breve a nossa UPA também, e tudo isso com o apoio do Ministério da Saúde”, concluiu.