Casa da Cultura recebe exposição sobre Centenário TG 04-025

23/06/2017

A Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara de São Sebastião do Paraíso receberá no próximo dia 24 de junho, a partir das 8h, uma exposição em comemoração aos 100 anos de fundação do Tiro de Guerra 04.025. Criado 1917 em parceria com a Prefeitura, anexo ao antigo Ginásio Paraisense, com a denominação de “Linha de Tiro nº 502”, veio a denominar-se, posteriormente, “Escola de Instrução Militar” e, em seguida,  Tiro de Guerra nº 67”. Em 1946  passou a chamar-se “Tiro de Guerra nº 156”, persistindo assim até 11 de abril de 1979, quando então, recebeu e denominação atual.

Os Tiros de Guerra são órgãos de formação da Reserva do Exército Brasileiro e tem como missão constitucional formar o reservista de 2ª categoria apto para desempenhar missões de defesa territorial interna, na manutenção e garantia da lei e da ordem, defender os poderes constituídos e a soberania nacional.

Anualmente o Exército Brasileiro recebe muitos jovens, de todas as classes sociais, para prestação do serviço militar. Infelizmente, a maior parte fica no excesso de contingente e apenas 80 são matriculados. Eles participam ativamente do processo de transformação e formação, tornando-se cidadãos mais responsáveis. Ao final do ano de instrução, são devolvidos à sociedade aptos a entender melhor o que é solidariedade, força de vontade, disciplina, hierarquia, liderança, enfim, saem conscientes da máxima “Braço forte, mão amiga”.

Esta exposição é uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o TG. As visitas das escolas devem ser agendadas pelo telefone 3531-7634. “Vale ressaltar que todas as visitas escolares terão como guia os atiradores do TG, como forma de aproximar e conscientizar os alunos”, explicou Lucas Cândido de Oliveira, do departamento municipal de Cultura. A exposição está aberta ao público de terça à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Aos sábados, das 8h às 13h, até o dia 28 de julho, na Casa da Cultura, situada à Avenida Oliveira Resende, nº 509.