Paraíso está com saldo positivo na geração de emprego

22/06/2017

O mercado brasileiro abriu 34.253 novos postos de trabalho em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), conforme divulgação do Ministério do Trabalho, nesta semana. É o segundo mês consecutivo, e a terceira vez no ano, em que o país registra mais vagas abertas do que fechadas. São Sebastião do Paraíso acompanha esta tendência e tem mantido um saldo positivo. O resultado, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo, pode ser creditado a fato da economia nacional estar se recuperando e, também, em função da fase de colheita de café no município.

Em todo Brasil, no acumulado do ano, o Caged contabiliza 48.543 postos de trabalho a mais, após dois anos de saldo negativo para o período. De janeiro a maio de 2016, o Cadastro havia registrado fechamento de 448.011 vagas e, no mesmo período de 2015, 243.948 vagas foram suprimidas. Em Minas, o resultado foi motivado, principalmente, pela expansão dos setores de agropecuária (18.727 postos), serviços (2.012 vagas), indústria de transformação (1.546 empregos) e construção civil (919 contratações a mais). Em função da forte abertura de vagas no setor agropecuário, o interior do estado teve saldo de 21,944 vagas formais. Foram 110.279 admissões e 88.335 demissões.

O município paraisense registrou, desde o início do ano no período compreendido entre janeiro e maio, 3.113 admissões  e 2.619 desligamentos. Segundo o Caged, na data de 1º de janeiro deste ano, havia o registro na cidade de 16.741 empregos formais registrados. No mês de maio o órgão aponta que Paraíso registrou 249 postos de trabalho com carteira assinada sendo que a agropecuária foi o setor que mais contribuiu com 196 vagas. Em seguida aparece a indústria de transformação (32) e comércio (28). Já o setor de serviços apresentou saldo negativo de 16 vagas enquanto que o extrativismo mineral e os servidos de utilidade pública também apresentaram retração de duas vagas cada.

Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a geração de empregos pelo segundo mês consecutivo reforça a percepção de retomada da atividade econômica. “Podemos constatar que economia volta a dar sinais de recuperação, e a geração de empregos é um indicador que mostra isso”, disse. "Paraíso acompanhou esta pequena reação da economia e temos também uma pequena influência do início do período da colheita de café, que mesmo com a mecanização consegue influenciar o mercado de trabalho", descreveu o secretário Ulisses.

A Prefeitura tem trabalhado intensamente para obtenção de novas habilitações que possam contribuir para a geração demais postos de trabalho no município. As ações vão além da viabilização de espaços públicos e abrangem também a questão da assistência técnica através do Sebrae, Senai e parceria com a Associação Comercial, entre outras medidas.

Geração de Empregos de maio em São Sebastião do Paraíso:

Agropecuária: 196
Comércio: 28