Alimentação adequada promove melhor aprendizagem

12/06/2017

A alimentação escolar é um instrumento eficaz para a recuperação dos hábitos alimentares adequados e para promoção da segurança alimentar nas escolas. Promover bons hábitos alimentares nas escolas, por sua vez, é trabalhar a favor de uma melhor aprendizagem, pois o aluno bem alimentado mostra seu potencial. Sendo assim, o consumo de alimentos de forma adequada leva as crianças ao bom desempenho escolar e assegura mais facilidade de assimilação dos conhecimentos, além de prevenir uma série de doenças e desequilíbrios futuros, como problemas relacionados ao crescimento, colesterol alto e, também, obesidade infantil.

Os amigos Yasmim, Roberto, Hudson e Pedro Augusto têm sete anos e estudam no segundo ano da Escola Municipal Campos do Amaral, no centro da cidade. Eles disseram que sempre fazem as refeições na escola juntos e que adoram o que é servido. Segundo eles, quando vai dando a hora do almoço, o cheiro invade a sala e eles já ficam preparados para irem ao refeitório. “Eu gosto de frango, eu gosto de carne moída, prefiro o arroz, eu gosto mesmo é da batata”, disseram entre uma colherada e outra.

As crianças contaram ainda que comem diversas verduras como repolho, alface, salada de couve. “Gostamos das saladas também, têm um temperinho gostoso”, falaram. Ao chegarem à escola, as crianças tomam café da manhã composto por leite com achocolatado ou vitamina de frutas, sempre acompanhado de carboidratos, como pães ou quitandas assadas, na própria escola. “As crianças precisam de energia para começarem bem o dia”, explica a diretora da unidade, Elainy Lisbôa. Ela lembra ainda que, na hora do recreio, sempre tem uma fruta da época.

Na hora do almoço, o cardápio é sempre variado, seguindo à risca as recomendações da nutricionista da rede, disse Elainy. “Sempre tem a proteína, o carboidrato, a verdura, o legume. É servida uma variedade de alimentos aos alunos, como: ovos, carnes de vaca e frango, legumes, além de verduras e frutas frescas”, relata. “As crianças gostam demais, temos muito relato de mães que preferem que os filhos  façam as refeições na escola”, fala a diretora. “Aqui eles comem o legume, a proteína, verdura, achando uma maravilha. Às vezes,  em casa, eles não têm o hábito de comer esse tipo de alimento”, comenta.

A nutricionista da rede municipal, responsável técnica pela alimentação escolar, Renata Pessoni, explica que 90% dos produtos hortifrutigranjeiros vêm da agricultura familiar da região. “Os agricultores nos fornecem alface, tomate, couve, acelga, brócolis, repolho, abobrinha, abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, laranja, maçã, goiaba e ainda os ovos”, comenta. O cardápio é organizado de acordo com o que é produzido pelos agricultores. “Ele é variado e nutritivo, sempre levando em conta o que os produtores têm para a entrega na semana”, salienta.

Nos Centros Municipais de Educação Infantil as crianças fazem cinco refeições por dia, explica Renata. ”Eles tomam café da manhã, durante o dia são servidas três frutas, o almoço e o lanche da tarde. Essa quantidade de refeições fornece para a criança todos os nutrientes necessários para um bom crescimento e desenvolvimento”, comenta. Nas unidades escolares, o cardápio é elaborado pensando no café da manhã, fruta e almoço e, no período da tarde, é servido almoço, fruta e lanche no intervalo.”Ainda servimos cerca de 200 refeições para os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do período noturno, na Escola Campos do Amaral”, finaliza.