Secretário do Ministério da Saúde visita UPA e Santa Casa

09/06/2017

Secretário do Ministério da Saúde atenderá pleitos do HRCor de Paraíso

O secretário de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, esteve na sexta-feira em São Sebastião do Paraíso quando se reuniu com lideranças do município. Ele visitou as instalações da Santa Casa e também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Francisco recebeu uma série de reivindicações e se comprometeu a somar esforços para que o funcionamento do Hospital Regional do Coração (HRCor) retome seu funcionamento de forma viável economicamente.

Durante a permanência em Paraíso, o secretário participou de uma visita à praticamente todas as instalações da Santa Casa, sendo que boa parte da construção ele já conhece, uma vez que trabalhou como consultor na instituição há seis anos. Francisco de Assis almoçou com o grupo gestor e lideranças e, em seguida, participou de uma reunião técnica. Na oportunidade foram apresentados pelo interventor da Santa Casa, Adriano Rosa do Nascimento, vários pleitos em nome da instituição que tenta viabilizar o funcionamento do HRCor.

O secretário foi receptivo às reivindicações e sinalizou que está pronto a ajudar o hospital de Paraíso. Em 2016, através dele e com o trabalho das lideranças locais, foram obtidos R$ 1,7 milhão para a Santa Casa para a realização de serviços que eram realizados e o governo não repassava os recursos. “Neste momento há várias solicitações, como uma consultoria relacionada a um sistema que nós temos com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo e que, a partir do mês que vem, estará aqui para fazer um diagnóstico para a criação de um plano de negócios sustentável que auxilie esta nova gestão que já vem mostrando resultados, estamos concedendo isso e atenderemos outros pleitos que foram feitos”, disse.

Quanto ao HRCor, ele mencionou que a queda na quantidade de atendimentos trouxe um grande transtorno para a instituição, colaboradores e usuários. “Sabemos das necessidades do cidadão e daqueles que precisam de um atendimento especializado. Estaremos com a direção para verificarmos junto ao Governo do Estado toda esta situação e buscaremos reverter  este quadro”, resumiu.

O prefeito Walker Américo Oliveira — que é presidente do Consorcio Intermunicipal de Saúde e vice-presidente do Samu Cissul, participou de toda a visita e avaliou o encontro como muito positivo. “O Francisco veio para oferecer mais serviços e dar um apoio maior à instituição Santa Casa, também a nossa UPA para melhor atender a população”, comenta. Ele disse ter saído bastante otimista do encontro que vai representar muito para a revitalização do funcionamento do HRCor. “Nós conseguiremos fazer muita coisa, principalmente em relação ao Hospital do Coração, uma vez que o número de atendimentos foi reduzido e aparece cada vez mais pessoas necessitando do serviço e não pode ser atendido. Com a vinda e o apoio dele poderemos apoiar ainda mais a população”, completa.

Para o administrador e interventor da Santa Casa, Adriano Nascimento, o encontro foi uma grande evolução. “Ele veio validar as nossas demandas e vem construindo este processo de planejamento em conjunto. Esperamos que as nossas solicitações sejam atendidas para que possamos construir uma saúde melhor para a nossa região”, avalia.

Também participaram do encontro os deputados Carlos Melles (federal) e Antônio Carlos Arantes (estadual), Fernando Montans Alvarenga (vice interventor da Santa Casa), Wandilson Bícego (secretário municipal de Saúde), Marcelo de Morais (presidente da Câmara Municipal), integrantes da Comissão Interventora: João Eugênio Pinto, Maria Hortência de Souza e Luiz Pessoni, os médicos Flávio Vilela Diogo (diretor técnico e coordenador de Cardiologia), Frederico Nunes (diretor geral da Cardiologia), Marco Antônio de Pádua (diretor clínico), Marcos César (Comissão Interventora), e os assessores parlamentares Paulo Henrique Delfante, Claudio Antônio Palma e Alexandre Guiraldelli.

VEJA MAIS FOTOS deste encontro em nosso álbum no Facebook.

fotos: Denis Menezes