Lideranças debatem segurança para bancos e a cidade

08/06/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promoveu na manhã de quinta-feira, 8, uma reunião com representantes de todas as agências bancárias, comandantes das polícias Militar e Civil e outras lideranças para debater a questão da segurança no setor. Durante o encontro foram apresentadas propostas para o melhoramento da segurança preventiva e outras medidas para serem adotadas na cidade. A reunião foi motivada após bandidos explodirem uma agência do Banco Mercantil, na madrugada de terça-feira, 6, e dispararem mais de 50 tiros no centro quando houve confronto com policiais, antes de fugirem sentido Ribeirão Preto/SP levando uma quantia de dinheiro não especificada.

Também participaram da reunião os secretários Luiz Fernando de Souza (Comunicação) e Miguel Félix de Souza (Segurança Pública) mais Ailton Rocha de Sillos (presidente da  Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços). O encontro durou quase três horas quando os gerentes partilharam informações e se solidarizaram em relação ao ocorrido no Banco Mercantil.

O delegado Regional de Polícia Civil, Fernando Augusto Bettio, disse que dois veículos utilizados pelos bandidos no assalto foram localizados em um matagal. Segundo o delegado Tiago Bordini — que chefia as investigações, “o trabalho de perícia foi realizado e as investigações estão em curso no sentido de identificar algum dos autores”, disse. “Isso vem ocorrendo em várias cidades, de pequeno e médio porte e é uma questão que temos de somar forças para prevenir e combater, uma vez que nossos efetivos são reduzidos”, afirmou o regional.

O prefeito Walker Américo Oliveira disse sentir-se preocupado com a situação, sendo que em menos de 15 dias, duas agências, a do Sicoob na Lagoinha e a do Mercantil, no centro, foram alvos de ataques. “Precisamos fazer alguma coisa para inibir a ação destes marginais que causam prejuízos e assustam a nossa população, por isso estamos propondo e debatendo quais medidas podemos adotar”, avalia. Uma das propostas citadas pelo prefeito é a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras que deverá ser retomado até mesmo nas entradas da cidade.

Durante a maior parte do tempo, a reunião foi preenchida por depoimentos dos gerentes de bancos sobre situações já vividas. Leonardo Diogo, representante do grupo Sicoob — que possui várias agências em Paraíso e em cidades vizinhas como  Itamoji, São Tomás de Aquino e outras, citou a situação de Jacuí. “Já fomos invadidos várias vezes com diversos ataques e recentemente até com sequestro de gerentes e seus familiares. O problema da questão financeira ou patrimonial é uma coisa, mas estão envolvendo vidas, pessoas e isso é o que mais nos preocupa. Nesta ação aqui mesmo, vizinhos ou pessoas que estivessem passando na rua ou na praça poderiam ser atingidos”, relata. Diversas situações como a pressão psicológica, pedidos de funcionários para deixar o trabalho em função do stress e dos ricos tem sido constantes.

O comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Joelmar Lucas Andrade, disse que este não é um problema exclusivo de São Sebastião do Paraíso e que outras cidades mineiras foram atacadas nos dias seguintes. “Importante esta reunião para que possamos trocar informações, traçarmos diretrizes e formamos uma rede de interação para colocarmos em prática todas as medidas que foram anunciadas, tudo isso é válido dentro do caráter preventivo. Precisamos manter este contato permanente para o combate a este tipo de crime”, destaca.

Ele  ressaltou que, efetivamente, a Polícia reagiu à ação marginal. “Reunimos os policiais que tínhamos disponíveis e houve o revide que coibiu uma ação mais abrangente. A PM continuará fazendo o seu trabalho e não vai se furtar de fazer o seu papel para proteger a sociedade. Podemos melhorar com um melhor aparato, sim é isto que está sendo debatido e deve ser tratado em outras esferas, mas não iremos nos intimidar”, comenta. O comandante enfatizou a importância do apoio da população. “Toda informação sobre pessoas e veículos suspeitos podem ser nos repassados através do telefone 190 ou o Disque Denúncia que iremos averiguar e pode contribuir para as ações preventivas e as investigações”, completa.

O secretário municipal de Segurança Pública, Miguel Félix, destacou que a Guarda Municipal tem colaborado com a PM e ajudado no trabalho de monitoramento das câmeras e em outras ações. “É uma situação que vem de encontro com um anseio que estamos avaliando que é a possibilidade dos nossos guardas serem preparados e passem a utilizar armas para ajudar no combate deste tipo de criminalidade”, observa. Ele acrescenta que o conjunto de medidas proposto com ampliação de câmeras, inclusive nas entradas da cidade, adoção de mais medidas de segurança  nos bancos, criação de uma rede de interação, reforço de efetivo e armamento entre as outras ações como ações válidas para fazer frente aos bandidos. “Temos condições de mostrar que as instituições de segurança, a sociedade também somos organizados e a reação será a altura”, finaliza.

No próximo dia 19 haverá uma nova reunião com os representantes dos bancos e com as forças de segurança quando a Prefeitura pretende apresentar um projeto com algumas medidas a serem adotadas em conjunto pelos segmentos. “A comunidade vai reagir sim, temos condições de melhorar a nossa ação, daremos as condições que temos possibilidade para reagir contra este tipo de situação, oferecendo mais segurança para a nossa cidade e a nossa população”, conclui o prefeito Walker Américo.

fotos: Denis Menezes