Artistas e movimentos culturais reúnem-se com Prefeitura

08/06/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promoveu um encontro na quarta-feira, 7, com representantes da classe artística e movimentos culturais paraisenses. A reunião aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença da vice-prefeita Dilma Oliveira e do secretário municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Tomás Salviano Martins. O objetivo foi ouvir as demandas dos artistas, suas sugestões para fomentar a cultura local e dar andamento à criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, possibilitando a ampla representatividade de toda a classe.

A vice-prefeita Dilma ressaltou a importância de se criar o Conselho, que possibilitará a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura, além do desenvolvimento de políticas públicas culturais apropriadas à comunidade local, considerando-se as peculiaridades e características histórico-sociais do município. “Um dos objetivos da criação deste Conselho é promover o desenvolvimento humano, social e econômico de nossa população, possibilitando o pleno exercício de seus direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais”, ressaltou.

O coordenador municipal de Cultura, Lucas Cândido, apresentou aos artistas a recém-divulgada Lei Estadual de Incentivo à Cultura 2017, explicando a todos como elaborar projetos para captação de recursos através desta lei e ofereceu todo o suporte do Departamento de Cultura para esclarecimentos e desenvolvimento destes projetos.

Na sequência, a palavra foi aberta aos artistas e representantes de movimentos culturais que apresentaram suas dificuldades, ideias e projetos. Tanto a vice-prefeita como o secretário de Esportes reafirmaram o compromisso desta gestão em buscar o crescimento constante da parceria com a classe artística, abrindo as portas do Departamento de Cultura a todos, movimentando, assim, o desenvolvimento cultural de São Sebastião do Paraíso.

Também participaram da reunião o coordenador de eventos municipais, Everaldo Barbosa, o vereador Vinício José Scarano Pedroso, o diretor da Libertas Faculdades Integradas, Davidson Scarano, assim como representantes de vários segmentos culturais de Paraíso, entre eles a Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan, representada pelo professor Lucas Logan, André Cruvinel, representando os músicos e a Academia Paraisense de Cultura, o Ayuni Espaço Árabe (dança do ventre), Marilene Luciano Oliveira, representando os ternos de congo e moçambique, o Coletivo LGBT, artistas do grafite, rap e arte de rua, artesãs, escritores, assim como fomentadores de cultura.

fotos: Denis Menezes