Prefeito reativa Secretaria de Desenvolvimento Econômico

29/05/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira reativou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O anúncio foi realizado na quinta-feira, 25 e quem vai assumir a pasta é o atual chefe de Gabinete, Ulisses de Araújo Silva, que atua na administração desde outubro/2016.

A Secretaria estava vaga desde o primeiro semestre de 2013, ainda na gestão anterior, quando o cargo foi exercido pelo engenheiro Ailton Rocha de Sillos – presidente da Associação Comercial e Industrial (Acissp). “O Walker priorizou nestes quatro meses a questão de arrumar a casa e a situação do município, agora está tomando novo rumo que possibilita vislumbrar um incremento para o setor, por isso a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável está sendo reativada”, justifica.

De acordo com Ulisses Araújo, haverá a oportunidade de desenvolver mais um trabalho em prol da administração. “Sou gestor, venho do meio empresarial, atuei como executivo na Associação Comercial e Industrial e Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) por três anos e meio, onde aprendi bastante e, também, atuei junto do Sistema S, além de exercer funções em empresas de sua família”, enumera. O secretário cita ainda que possui formação voltada para o setor e que tem investido na carreira. “No final de 2016 participei de um Congresso na UTN em Buenos Aires, Argentina, na Universidade Tecnológica de Avellaneda, onde foram discutidos o desenvolvimento econômico”, relata.

Ulisses afirma que uma das propostas de trabalho da nova secretaria é a de efetivar políticas públicas para o desenvolvimento econômico do município. Em outras palavras, geração de empregos. “Vamos trabalhar para resgatar e fortalecer nossa renda buscando um ciclo positivo na economia local e vamos trabalhar em conjunto com a Acissp/CDL, o sistema S, em sintonia com as secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e a de Desenvolvimento Social”, acrescenta.

A intenção primeira é fomentar os debates em torno dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Existem vários setores que podem deslanchar e desenvolver, pois já temos a expertise em algumas áreas, faltando apenas lapidá-las, além de principalmente se tornarem fontes de geração de emprego e renda, anuncia o secretário. “Vamos trabalhar de forma sustentável e simples, não apenas doando terrenos para empresas. A Secretaria foi reativada sem ônus para o município, apenas otimizamos o material humano dentro do quadro de servidores efetivos, inclusive já existe dotação orçamentária para o seu pleno funcionamento, ou seja, vamos utilizar a própria estrutura da Prefeitura”, ressalta.

Ele cita que, ao longo de quatro anos, a cidade ficou sem uma atenção específica da administração, sem que houvesse um tratamento adequado para a questão. “Vamos trabalhar com os pés no chão, mas com ousadia e audácia. Temos pesquisas e estudos que apontam a existência de cinco mil pessoas desempregadas em Paraíso e que são economicamente ativas. O nosso trabalho será feito no sentido de reduzirmos este número e darmos alternativas e incentivos ao setor para que ele possa crescer e se desenvolver”, finaliza.