Coordenadora Estadual de Saúde Mental destaca trabalho realizado em Paraíso

24/05/2017

A coordenadora estadual de Saúde Mental, Marta Elizabeth de Souza, teceu elogios à Prefeitura de São sebastião do Paraíso pela realização do 1º Encontro Regional da Rede de Atenção Psicossiocial (Raps).”Quero parabenizar a iniciativa do prefeito, do secretário de Saúde, isso é um sinal muito bom quando no início de uma gestão acontece um evento deste”, enfatizou. Conforme Marta “só existe saúde mental onde existe democracia”. A fala aconteceu durante evento sobre o tema que acontece no Teatro Municipal Sebastião Furlan nos dias 24 e 25 de maio.

Marta fez questão de esclarecer que suas palavras de elogio ao prefeito e ao município são por questão de merecimento. “Não sou daqui, não conheço nada da cidade, nem de que partido ele é. Mas fico feliz quando vejo que o prefeito está fazendo um evento de saúde mental, que não é somente assistência psiquiátrica”, anuncia. Em seguida completa “quem bom que tem um prefeito na liderança e que está construindo tudo isso e espero não me arrepender”, destaca.

Segundo a coordenadora. realizar um encontro deste no momento em que o Brasil está passando é uma atitude importante. “O País está sem governabilidade, atravessamos o momento mais escuro. Acredito que nos meus quase 60 anos, não vivi na época de Getúlio Vargas, mas na minha existência é o momento mais pesado”, aponta. Até mesmo em relação ao Governo do Estado ela disse que há incertezas. “É um governo bambo” classificou.

O superintendente regional de Saúde, Luiz Carlos Leite, também enalteceu a realização do encontro. “Quero parabenizar a iniciativa do município e da Secretaria de Saúde local por este evento hiper importante. Estamos passando por um momento importante, não só na nossa microrregião, mas, na macrorregional também, situação esta que desafia as dificuldades de implantação de uma rede efetiva  da saúde voltada para o paciente na questão do atendimento da saúde mental”, opinou. Ele espera que o evento aborde questões de integralidade do setor. “Nós que somos servidores devemos estar atentos e responsáveis pelos nossos atos para fazermos a diferença”, completa.

Para a vice-prefeita Dilma Aparecida de Oliveira, a realização do encontro é uma oportunidade impar de refletir sobre a saúde mental e aprimorar os serviços prestados à população nesta área. “Precisamos superar o estigma e a exclusão a que são submetidas as pessoas com transtornos mentais. Isso só alcançaremos caminhando de mãos dadas e com olhar voltado para o nosso próximo” diz. Ela reforça sobre o compromisso da administração “no sentido de humanizarmos e disponibilizarmos o que temos para aqueles que necessitam”, conclui.

Já o prefeito Walker Américo Oliveira falou que a família também sofre quando tem um ente querido com algum distúrbio mental “Não podemos ficar deixando a nossa vez para o outro; estamos fazendo a  nossa parte enquanto prefeito, vice-prefeita e, acredito que também, os vereadores estão imbuídos neste sentido de levar uma melhor qualidade de vida para a nossa população”, anunciou. Ele lembrou que Paraíso é uma das poucas cidades da região que tem um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) infantil de saúde mental. “Oferecemos as condições de tratamento às crianças para que tenhamos quem cuide de nós no futuro, quem não cuidada criança, não cuida de ninguém”, finalizou.