Projeto Xadrez nas Escolas já atende a cinco mil crianças

22/05/2017

Implantado há dois meses, o projeto “Xadrez nas Escolas” vem incentivando os alunos das redes municipal e estadual de ensino de São Sebastião do Paraíso a prática deste esporte. Cerca de cinco mil alunos participam do programa que visa colaborar com o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio do jogo.

“O xadrez proporciona uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente”, explica o coordenador do programa, Evandro Barbosa. “Quando apresenta a história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia. As possibilidades das inúmeras jogadas relacionam-se à matemática. Os benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro”, falou.

Evandro ressalta ainda que as inúmeras jogadas e possibilidades fazem com que as crianças exercitem o imaginário, o trabalho, a inteligência, fazendo confirmar a frase: “O xadrez é a ginástica da inteligência”. Por meio do jogo de xadrez as crianças passam de uma reflexão primeira (imediata) à uma reflexão mais elaborada, porque o jogo força o raciocínio por meio das supostas jogadas analisadas pelas crianças”, complementa.

A vice prefeita Dilma Oliveira disse que o projeto tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo”, de uma forma sutil, a trabalhar sua mente, forçando-a pensar e, consequentemente, amadurecê-la. “Por meio do jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e repensar. A educação é um mecanismo de avanço gradual e formas de ensino devem ser repensadas para enfrentamento dos desafios impostos pela globalização. A adoção do jogo de xadrez nas escolas propicia o desenvolvimento da aprendizagem e é medida que personaliza o direito social à educação. O objetivo do projeto é a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto”, enfatiza.

“O projeto é maravilhoso e as crianças têm gostado bastante”, avalia a secretária de Educação Ciência e Tecnologia, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos. “O esporte contribui na aprendizagem, na concentração, as crianças estão muito motivadas, a gente descobre talentos na nossa escola”, comentou. Cauan Felipe, aluno da Escola Municipal Noraldino Lima, no centro da cidade, disse que não sabia algumas técnicas de estratégia e que, com o xadrez, ele aprendeu coisas novas. “Agora estou treinando e me dedicando para aprender. Melhorei bastante a matemática e estou muito mais concentrado”, comemorou.

O projeto — O “Xadrez nas Escolas” é realizado através de parceria entre as secretarias municipais de Esporte e a de Educação da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso com o apoio da empresa Laticínios Aviação. O projeto  foi implantado de forma pioneira na cidade em 1994, sendo modelo para todo o Brasil. Sendo que, no mesmo ano, o enxadrista Sebastião Lopes de Souza e os professores Érlon Cézar Braghini, Gérson Peres Batista e Wellington Carlos Rocha levaram até a Prefeitura a ideia de ensinar a atividade nas escolas. Mesmo com todas as dificuldades da época, principalmente em função da falta de verbas para a sua manutenção e, sobretudo, por ser uma iniciativa totalmente inovadora e que precisava ganhar a confiança da comunidade, nascia a primeira fase do projeto Xadrez nas Escolas.

fotos: Denis Menezes