Prefeitura faz reunião com ONGs de proteção aos animais

19/05/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou na terça-feira (16), a segunda reunião com Organizações Não-Governamentais de proteção aos animais. O encontro proposto pela vice-prefeita Dilma Aparecida de Oliveira foi para buscar soluções coletivas em questões como castração, vacinação, animais de ruas e combate aos maus tratos.

Participaram do encontro as ONGs Anjos de Resgate – representada por Vânia Mumic e Sarita Santana Bordini; Associação Paraisense de Proteção dos Animais (Appa) – tendo a presença de Narcisa Zapparolli e Associação dos Defensores dos Animais de Paraíso (Adap) – representada por Maiza Eliane de Oliveira e Gislaine Aparecida. Estiveram também presentes os vereadores Maria Aparecida Cerize Ramos e Luiz Benedito de Paula, além de servidores do setor de zoonoses da Prefeitura, Gustavo Bernardino, Daniela Cortez e o veterinário do Canil municipal, Geraldo Freitas de Campos.

A vice-prefeita anunciou os avanços alcançados, desde a primeira reunião, como a contratação de veterinário efetivo para o canil, a colocação de mais um funcionário para auxiliar nos trabalhos e a preparação para castrações no canil, em breve. Além disso, Dilma pretende finalizar o quanto antes e com o apoio do prefeito Walker Américo Oliveira, o decreto que regulamenta as multas para maus tratos de animais, previsto na Lei Municipal 4.346, de sua autoria, que trata, também, da proteção e bem-estar de animais domésticos. Os representantes das ONGs apresentaram a possibilidade de parceria com veterinários do município para a realização de mutirões e se disponibilizaram para apoio no pós-operatório e futuras feiras de adoção.

Para Dilma, um passo futuro seria a criação de um centro de acolhimento aos animais de rua ou doentes, provenientes de famílias sem recursos, para tratamento, castração, vacinação e encaminhamento à adoção ou retorno as famílias. “Não podemos mais aceitar os maus-tratos aos animais, o abandono e a falta de assistência digna, é uma tarefa do município, mas também uma luta coletiva, com o apoio de pessoas de bem e das ONGs que defendem os animais”, ressaltou a vice-prefeita. Ao final da reunião ficou decidida a criação de um grupo de apoio aos animais, formado por todos os que compõem a rede de atendimento e enfrentamento aos maus tratos e abandono.

fotos: Denis Menezes