Prefeito participa da Marcha a favor dos municípios

16/05/2017

Depois de tomar posse junto com os membros da nova diretoria da Associação Mineira dos Municípios (AMM) na semana passada, o prefeito Walker Américo Oliveira, de São Sebastião do Paraíso, está na capital federal, onde acontece a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “Estamos já trabalhando em defesa das causas municipalistas, existem mais de 2.500 prefeitos de todo o País presentes em um esforço comum para buscarmos soluções diante deste momento de dificuldades que vivem as prefeituras”, disse.

Entre os dias 10 e 12, Walker esteve em Belo Horizonte onde participou da 34ª edição do Congresso Mineiro de Municípios. Na oportunidade foi realizada a posse dos membros da nova diretoria da AMM da qual ele faz parte representando os municípios do Sul de Minas. “Estive em conjunto co os prefeitos de Boa Esperança e de Andradas, para assumirmos o mandato junto com o nosso presidente Julvan Lacerda”, afirmou.

Walker disse ao tomar posse e assumir a nova função junto a AMM que pretende trabalhar pelo fortalecimento dos pleitos municipalistas. “As cidades passam por dificuldades. Levarei e defenderei as demandas dos municípios de toda nossa região buscando, junto aos governos Estadual e Federal, recursos e meios de aumentar a receita das prefeituras, que estão em situação dificílima”, afirma. Em seguida completa afirmando que este empenho pode resultar em mais recursos e melhores serviços para nosso povo.

Em relação ao município paraisense, o prefeito disse que sua participação no Congresso Mineiros dos Municípios se torna mais abrangente e passa a ser de maior representatividade entre as cidades da região. “Estamos em busca de buscando soluções para o endividamento dos municípios mineiros e construindo uma pauta coletiva para buscar rever as obrigações crescentes assumidas pelas prefeituras que seriam dos governos Estadual e Federal”, anuncia. Continuando relata sobre a proposta de trabalho. “Levarei e defenderei as demandas dos municípios de toda nossa região buscando, junto aos governos Estadual e Federal, recursos e meios de aumentar a receita das prefeituras, que estão em situação dificílima”, opina.

Marcha a Brasília — Como uma das primeiras ações da nova diretoria da AMM está a participação na realização da “XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, na capital federal. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem, entre outras bandeiras, a defesa do “encontro de contas” entre Governo Federal e municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e os recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo Pacto Federativo. “Toda a diretoria estará reunida com ele em Brasília em busca de um posicionamento que possibilite o fortalecimento dos municípios”, aponta.

Um dos destaques da programação da Marcha é a reunião dos prefeitos com a bancada de parlamentares do Estado de Minas Gerais. Um encontro entre as lideranças foi agendado na Câmara dos Deputados. Walker disse que são mais de 2.500 prefeitos de todo o Brasil, sendo mais de 600 de Minas Gerais que estarão presentes.

Na terça-feira, 16, o presidente da República, Michel Temer, assinou uma medida provisória que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios. O ato aconteceu durante a cerimônia de abertura da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A medida prevê o parcelamento dos débitos dos municípios em até 200 meses, a redução de 25% dos encargos, 25% da multa e 80% dos juros incidentes. Ao anunciar a normativa, Temer reiterou a necessidade de serem feitas as reformas para o desenvolvimento dos Entes. “Seguramente, eu posso dizer aos senhores, que logo depois de vencida essa etapa inicial das reformas fundamentais para o Estado brasileiro, nós vamos caminhar para o fortalecimento da federação”, reforçou.