Prefeitura recebe relatório de autoria da Santa Casa

15/05/2017

Os membros da Comissão Interventora criada para gerir a administração da Santa Casa em São Sebastião do Paraíso, entregaram nesta segunda-feira, 15, o relatório final de uma auditoria realizada no hospital. Vários documentos foram repassados das mãos do presidente da comissão, Adriano Rosa Nascimento, ao prefeito Walker Américo Oliveira. "Vamos tomar ciência da situação e dos quadros que foram levantados e remeteremos as cópias necessárias aos órgãos responsáveis que vão decidir quais providências serão tomadas", comentou o prefeito.

Adriano Nascimento disse que foi feita uma auditoria contábil e fiscal na Santa Casa, conforme contrato nº 001/2017. "Foram três meses de trabalhos referente aos exercícios de 2015 e 2016", observa. O levantamento foi realizado pela JAC Contabilidade, Consultoria e Auditoria, que possui sede em Belo Horizonte/MG. A apuração se deu na modalidade Auditoria Interna para subsidiar a administração municipal e a direção do hospital na tomada de decisão em relação a reorganização da entidade nos aspectos contábil, financeiro e patrimonial. O levantamento também será utilizado no que se refere a condução profissional, funcional dos técnicos responsáveis pelas licitações, prestação de contas, financeiro contábil.

Na reunião realizada no gabinete do prefeito Walker Américo, estavam o secretário de Saúde, Wandilson Aparecido Bícego e o procurador-geral do município, Túlio Colombarolli. Também presentes os membros da comissão interventora Adriano Nascimento (presidente), Fernando Alvarenga (vice-interventor), Luiz Gonzaga Pessoni (secretário), João Eugênio (1º tesoureiro), Maria Hortência de Souza (2º tesoureiro) e Marcos César Carvalho (advogado).

Ainda conforme o presidente da comissão de intervenção, com o ato de entrega do relatório cumpre-se uma fase do protocolo junto ao prefeito que é o gestor da saúde no município. “A auditoria está sendo entregue e ela será exteriorizada por ele, enquanto que nós ficamos com a parte técnica”, disse Adriano. Ele acrescenta que a diretoria continuará o trabalho de reestruturação da instituição como vinha sendo feita desde o início da intervenção no final do ano passado.

A comissão vem cumprindo todos os passos estipulados no decreto de intervenção e até já possui indicação para os rumos futuros que deverá seguir. “Nos foram indicados alguns caminhos a serem tomados e daremos providências. Temos algumas medidas em execução em relação aos convênios, contratações e demissões, daremos continuidade a mais este processo na busca do equilíbrio financeiro do hospital”, avalia. “Quero ainda agradecer ao auditor João Batista, do Departamento Nacional de Auditorias, do Ministério da Saúde que muito nos auxiliou e veio acompanhar de perto a apresentação do relatório na Santa Casa”, acrescenta.

Para o prefeito Walker, outras novas providências serão tomadas. “Passaremos a quem de direito, como por exemplo o Ministério Público e outros órgãos o resultado deste trabalho para que seja dado conhecimento da situação para as devidas providências”, afirma. Ele acrescentou que irá analisar todos os documentos apresentados de forma minuciosa. “Queremos tomar conhecimento de tudo para tomarmos as medidas cabíveis”, diz.

Adriano cita que a situação da Santa Casa inspira cuidados e toda a cautela está sendo adotada para a manutenção do hospital em atividade. ”A gente sabe que que o valor do déficit é grande, realmente precisamos de recursos  que é uma coisa notória. Estamos estabilizando um quadro da situação financeira que era delicado, mas ainda temos muitas preocupações como é o caso da cardiologia entre outros serviços dentro da instituição”, explica. A comissão interventora vem trabalhando em cima de planejamento “para podermos ter êxito principalmente no sentido de não deixar faltar o serviço para  população  e assim daremos continuidade ao trabalho  que iniciamos”, conclui.

Conforme salientou o prefeito, os pagamentos à Santa Casa estão sendo feitos de forma parcelada. “Fizemos o pagamento de uma parte da dívida e todo dinheiro que entra, temos reservado uma parte para a instituição e é pago no dia seguinte. A Santa Casa também vem fazendo a parte dela de otimização. Tínhamos uma dívida de R$ 5 milhões e reduzimos para R$ 3,8 milhões. Reconhecemos e vamos pagar esta dívida até ela acabar”, finaliza.

fotos: Denis Menezes