Casa Cultura recebe exposição sobre Machado de Assis

12/05/2017

A Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro Alcântara de São Sebastião do Paraíso está desde o início do mês com uma exposição itinerante. Desta vez o destacado é o escritor Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis.

Ícone da Literatura Brasileira, Machado de Assis desenvolveu suas obras em duas fases: a primeira é conhecida como romântica, pois os personagens de suas obras possuem características do tipo, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Desta fase destacam-se obras como “Ressurreição” (1872) — seu primeiro livro, “A Mão e a Luva” (1874), “Helena” (1876) e “Iaiá Garcia” (1878).

Já a segunda fase é a realista, onde o escritor abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que Machado retrata muito bem as características do realismo literário e faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Destacam-se obras como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), “Quincas Borba” (1892), “Dom Casmurro” (1900) e “Memorial de Aires” (1908).

Machado de Assis também escreveu contos, como: “Missa do Galo”, “O Espelho” e “O Alienista”. Escreveu também diversos poemas, crônicas sobre o cotidiano, peças de teatro, críticas literárias e teatrais.

Esta exposição é uma parceria entre a Prefeitura de Paraíso e a Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais. Está aberta ao público de terça à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h as 13h até o dia 2 de junho. A Casa da Cultura fica na Avenida Oliveira Resende, 509 – Vila Mariana. As visitas das escolas devem ser agendadas pelo telefone: 3531-7634.