Paraíso terá vacinação contra gripe neste sábado

09/05/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciou os preparativos para a realização do “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe. No próximo sábado, 13, as salas de vacinação do município funcionarão das 8h às17h. “Temos um público alvo de 19.723 idosos para serem vacinados e, neste momento, estamos com um índice de cobertura abaixo da expectativa; por isso estamos fazendo este chamamento à população para que aumentemos este atendimento nas próximas duas semanas que restam da campanha”, anuncia a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Cortes Aguiar.

A campanha de vacinação foi iniciada no município no dia 13 de abril e terá prosseguimento até o dia 26 de maio. Neste período, o atendimento acontece nas salas de vacina instaladas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) no centro e bairros São Judas Tadeu, Vila Formosa e Vila São Pedro, no horário normal de atendimento à população, das 7h às 16h, com intervalo de almoço entre 11h e 12h. O posto de Puericultura também está com suas portas abertas para esta finalidade neste mesmo horário.

Em 2017 o Ministério da Saúde ampliou o índice de cobertura vacinal e a meta passou para 90% da população idosa, com proposta de atingir 19.723 da população alvo. Integra o grupo, além dos idosos a partir dos 60 anos, as crianças de seis meses e menores de 5 anos, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade e grupos especiais (portadores de doenças crônicas não transmissíveis). Também estão inclusos neste grupo as professoras das escolas públicas e privadas.

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, mantém a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. A Secretaria de Saúde salienta que é de fundamental importância que as pessoas levem o cartão de vacinação.

Além das salas de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um trabalho especial de atendimento na creches. Na quarta-feira, 10, o atendimento acontece no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vinício Scarano, no Jardim das Paineiras e na Casa Menino Jesus. No dia 11, será no CMEI Emiliana Ferreira de Souza (Rosentina), escola municipal Wulfida Marcolini (2º endereço) e escola Noraldino Lima (centro). Ainda na sexta-feira, 12, será a vez do CMEI Antonino José Amorim (Vila São Pedro), escola Campos do Amaral (centro) e Unidade Educacional no Anexo 1, na Praça dos Imigrantes.