Secretaria inicia Plano Municipal de Saúde

08/05/2017

Na tarde de quarta feira, 3, representantes dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso estiveram reunidos na Libertas Faculdades Integradas para iniciar a elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS). O objetivo deste primeiro encontro foi apresentar a importância deste instrumento de gestão que visa nortear os rumos da saúde pública municipal nos próximos quatro anos.

A reunião foi iniciada pelo secretário de Saúde, Wandilson Bicego. Ele explicou que, além do PMS de ser uma exigência para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), é também um instrumento que expressa a responsabilidade do município em relação aos recursos da saúde. “Geralmente os municípios elaboram o plano simplesmente para cumprir meta; precisamos mudar essa realidade e planejar o futuro baseado em nossa realidade, embasados principalmente na atual situação financeira e também nos princípios técnicos e legais que regem o SUS”, afirmou Wandilson.

O servidor Ronaldo Rocha Rezende participou de capacitação sobre o tema em Belo Horizonte e foi quem comandou a dinâmica entre os coordenadores. Ele lembrou que cada setor deverá elaborar suas propostas baseadas nas prioridades e, também, na disponibilidade de recursos financeiros existentes para cada programa. Ressaltou ainda que o plano deverá conter as propostas escolhidas na Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer em junho de 2017.

“Vale lembrar que o plano municipal de saúde deve feito antes do Plano  Plurianual de Governo  (PPA), de forma a subsidiar a elaboração deste”, ressaltou Ronaldo. “A partir deste  momento, haverá  alinhamento  entre  as  ações estratégicas da Secretaria  da Saúde  com  as  ações  intersetoriais do Plano de Governo e, posteriormente, com a sua execução orçamentária”, concluiu.