Paraíso inicia campanha educativa do Maio Amarelo

04/05/2017

Desde o início da semana a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil realiza a campanha Maio Amarelo. A iniciativa visa desenvolver ações para a conscientização e formação do cidadão sobre a regras de trânsito. "Teremos ao longo deste mês uma série de eventos educacionais, nas escolas e também nas ruas de nossa cidade visando desenvolver um trânsito mais seguro com condutores e pedestres mais conscientes de suas responsabilidades", comenta o secretário Miguel Félix de Souza.

O movimento Maio Amarelo, que neste ano tem o tema “Minha escolha faz a diferença”, teve início na terça-feira, 2 de maio, em todas as redes sociais (Twitter, Facebook e site da mobilização) e também nas escolas e nas ruas das cidades participantes. A campanha alerta e busca o apoio da sociedade contra o número elevado de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito no Brasil e no mundo. A mobilização, deflagrada por órgãos, instituições, empresas e diversos setores da sociedade civil, ocorre em cidades de todos os estados brasileiros e em outros 26 países dos cinco continentes.

De acordo com o secretário Miguel, no município paraisense a campanha foi iniciada com algumas ações já em desenvolvimento. "Estamos pontuando a questão da conscientização. Vários pontos patrimoniais que tem maior fluxo de pessoas receberam enfeites temáticos que vão ajudar as pessoas a identificarem o trabalho que estamos realizando", disse. Ele acrescenta que nos próximos dias serão realizadas uma série de palestras nas escolas e também nas empresas da cidade, através de uma equipe técnica que foi capacitada para esta ação.

Nas escolas, o trabalho abrange estabelecimentos da rede municipal e estadual com apoio da equipe do projeto Educando Para o Trânsito. "Teremos a apresentação do teatro de fantoche a partir da próxima terça-feira, 9, na escola estadual Clóvis Salgado e daremos sequencia em outros estabelecimentos. Queremos através deste sistema lúdico, fazer um trabalho integrado e interativo, envolvendo as crianças, professores mostrando a importância de se ter a conscientização sobre o uso do cinto de segurança, respeitar a velocidade das vias, observar as placas e sinais de trânsito", acrescenta Miguel. O encerramento da campanha será no dia 31 de maio com a realização de uma caminhada que sairá da Arena Olímpica até a Praça Matriz, com concentração a partir das 8h30 em frente a Prefeitura.

Segundo Gisele Maria da Silva, coordenadora do projeto Educando para o Trânsito, mais do que ressaltar os altos índices de mortos e feridos no trânsito no Brasil e no mundo, o desejo é mobilizar e envolver sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada para efetivamente discutirem o tema, além de promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Ainda conforme o secretário, as ações por um trânsito mais seguro não ocorrem somente neste período. "Temos ações permanentes como a pintura das ruas, colocação de sinalização e presença dos nossos agentes diariamente auxiliando no trânsito nos locais de maior movimentação", ressalta Miguel. Ele ressalta que a Secretaria vem se preparando para assumir mais um trabalho ligado ao setor. "Vamos assumir a municipalização do trânsito em Paraíso e priorizar cada vez mais as ações de orientação e prevenção, através do trabalho de educação nas escolas e junto a comunidade, para que o último passo seja a fiscalização", completa.

Miguel enfatizou o apoio recebido do prefeito Walker Américo e da vice, Dilma Oliveira. "Temos recebido o incentivo e apoio para trabalharmos de forma efetiva, dentro da legalidade e com a máxima transparência", descreve. O objetivo, segundo ele, é deixar um legado para o município através de um trabalho continuo, finaliza. Confira o cronograma da campanha.

Dia 9: teatro de fantoches na escola Clóvis Salgado, das 13h30 às 15h.
Dia 10: teatro de fantoches na escola coronel José Cândido, das das 13h30 às 15h.
Dia 11: blitz educativa na Rua Pimenta de Pádua (em frente Banco do Brasil), das 8h às 10h.
Dia 12: blitz educativa no entorno da Praça da Abadia, das 8h às 10h.
Dia 16: teatro de fantoches na escola São João da Escócia, das 13h às 15h.
Dia 17: teatro de fantoches na escola Inês Miranda Almeida, das 13h às 15h.
Dia 18: blitz educativa na Avenida Ângelo Calafiori (em frente Chopani), das 8h às 10h.
Dia 19: blitz educativa na Avenida Ângelo Calafiori (escola Noraldino Lima), das 8h às 10h.
Dia 23: teatro de fantoches na escola São José, das 8h às 10h e das 13h às 17h.
Dia 24: teatro de fantoches na escola Ana Cândida de Figueiredo, das 13h às 15h.
Dia 25: blitz educativa na Rua Pimenta de Pádua (em frente Banco do Brasil), das 8h às 10h.
Dia 26: blitz educativa na Avenida monsenhor Mancini (Campão), das 8h às 10h.
Dia 30: teatro de fantoches na escola comendador João Alves, das 13h às 15h.
Dia 31: caminhada educativa saindo da Arena Olímpica até a Praça da Matriz, das 8h30 às 10h.
* cronograma sujeito a alterações.

fotos: Divulgação